terça-feira, 27 de junho de 2017

Uso de microminerais promove crescimento e imunidade aos bezerros de corte

bezerros de corctcecUm estudos desenvolvidos pela Zinpro Performance Minerals através de pesquisa realizada pelo Dr. E. B. Kegley, na Universidade de Arkansas (EUA), acompanhou o desenvolvimento de 288 bezerros machos com média de 239 kg. O resultado é que foi possível diminuir o impacto negativo do estresse sobre a retenção mineral, a imunidade e o crescimento do animal, por meio da adoção de um programa de microminerais.
Eles foram alojados em piquetes de gramínea de 0,45 hectares e receberam suplementação com grãos, que serviu como veículo para a alimentação. Os tratamentos, compostos por suplementos diários de Zinco (360 mg/cabeça), Manganês (200 mg/cabeça), Cobre (125 mg/cabeça) e Cobalto (12 mg/cabeça), foram oferecidos sob duas formas: Availa-4 (complexo zinco-aminoácido, complexo manganês-aminoácido, complexo cobreaminoácido e cobalto glucoheptonato) ou inorgânico convencional (sulfato de zinco, sulfato de manganês, sulfato de cobre e carbonato de cobalto).
Para manter uma quantidade constante de ingestão dos microminerais, três suplementos foram formulados para cada tratamento, com base nas taxas de fornecimento diário, evoluindo de 0,91 kg/cabeça, 1,36 kg/cabeça e 1,81 kg/cabeça, de acordo com o desenvolvimento dos animais. Além da suplementação, os bezerros tiveram acesso ad libitum a feno de capim bermuda (10,1% de proteína bruta na matéria seca) e vacinas de reforço, no 14º dia.

Resultados do estudo mostram que durante o período de recria (42 dias), os animais tratados com Availa-4 tiveram maior ganho médio diário (GMD) e maior peso final, se comparado aos bezerros suplementados com os mesmos teores de microminerais no tratamento inorgânico. “A combinação de aminoácidos e microminerais torna mais eficiente a absorção intestinal dos nutrientes, contribuindo para a potencialização dos resultados”, afirma Pedro Ferro zootecnista, gerente de contas beef da Zinpro Performance Minerals. Durante o estudo, foi observada uma melhora de 4,6 kg de peso nos animais na saída da recria, devido ao registro de um GMD 0,11 kg/dia maior. 

Nenhum comentário: