quinta-feira, 8 de junho de 2017

Seapac reúne famílias com potencial para a transição agroecológica na produção de alimentos

Reunião com famílias de Currais Novos (Foto cedida)
Reunião com famílias de Currais Novos (Foto cedida)
Os núcleos do Seapac nas Regiões Trairi, Seridó e Alto Oeste, do Rio Grande do Norte, continuam com o trabalho de visita e reuniões com famílias que têm Unidades Produtivas (UPFs) com potencial para o processo de transição agroecológica. Nesta semana, o Núcleo do Seridó se reuniu com famílias dos municípios de Tenente Laurentino Cruz e Currais Novos, e, na quinta-feira, dia 8, terá encontro com algumas de São João do Sabugi e de Caicó, todos na Região Seridó do Estado.
O objetivo das reuniões é apresentar a proposta de trabalho de acompanhamento de Unidades Produtivas Familiares (UPFs) num processo de transição agroecológica. A proposta faz parte do Plano Operacional Anual (POA) do Projeto Trienal do Seapac (2016-2018),  para este ano de 2017. Nesse trabalho, o Seapac dará orientações às famílias sobre como sair de produção de alimentos da agricultura familiar tradicional, para uma forma de produzir a partir da visão da agroecologia.
Reunião com Famílias de Tenente Laurentino Cruz (Foto cedida)
Reunião com Famílias de Tenente Laurentino Cruz (Foto cedida)

Nesse processo, não são usados venenos no combate às pragas e nem adubos químicos na preparação do solo, mas apenas adubos e defensivos naturais. Essas famílias são selecionadas, prioritariamente, entre as que conquistaram as tecnologias sociais de captação e armazenamento de água para produção de alimentos e cultivam os quintais produtivos.

Nenhum comentário: