Agricultura Brasileira
Ourofino Agrociência apresenta novo propósito: Reimaginar a Agricultura Brasileira
Empresa adequou seu posicionamento estratégico no setor
Inspirar uma nova
era de desenvolvimento, produtividade e crescimento, a fim de criar
novas possibilidades para os desafios da agricultura nacional. Esse é o
novo propósito da Ourofino Agrociência, reimaginar a agricultura
brasileira.
O posicionamento nasceu de um estudo
conduzido pela empresa nos últimos meses com o intuito de reposicionar
estrategicamente a companhia, visando construir uma diferenciação
relevante e sustentável para o mercado e, assim, orientar a gestão da
Ourofino para ações adequadas às especificidades da agricultura
nacional.
De acordo com o gerente de Comunicação e
Inteligência Competitiva da Ourofino Agrociência, Everton Molina
Campos, o estudo teve início no segundo semestre de 2016 e, para ter um
entendimento real das necessidades do agricultor brasileiro, abrangeu
entrevistas com produtores e especialistas do setor.
As pesquisas mostraram algo que a
Ourofino já possui em seu DNA. “Identificamos que o agricultor almeja
uma empresa que desenvolva produtos e soluções customizadas as suas
necessidades, ou seja, que esteja próxima a ele e ofereça uma abordagem
que vá além do relacionamento comercial. E esse é o nosso propósito”,
afirma Campos.
Luciano Galera, diretor de Marketing,
Pesquisa e Desenvolvimento da empresa, complementa que, hoje, a maioria
das multinacionais do setor desenvolve produtos com formulações únicas e
globais. “As soluções são testadas em centros de pesquisa no hemisfério
norte, onde as condições edafoclimáticas são completamente diferentes
das encontradas na agricultura tropical, que prevalece incidência de luz
solar, altas temperaturas, umidade elevada, alta infestação de pragas e
doenças, e presença de palha no solo, decorrente do plantio direto e da
colheita da cana”, ressalta.
Foi avaliando esse cenário que a
Ourofino Agrociência vislumbrou seu novo propósito como companhia:
Reimaginar a Agricultura Brasileira, com a missão de desenvolver
produtos e serviços que se adequem às condições da agricultura tropical.
Galera reforça que, por possuir uma das
mais modernas fábricas de defensivos agrícolas do mundo e laboratórios
com equipamentos de última geração, a Ourofino iniciou um projeto de
inovação incremental, a fim de desenvolver produtos com formulações
adequadas às condições da agricultura brasileira. “O que proporciona
melhor performance da cultura e menor impacto ambiental”, diz o
diretor.
Além de inovar para a agricultura
nacional, a Ourofino Agrociência está mudando a abordagem com clientes
para fomentar um relacionamento que realmente construa valor. “Estamos
capacitando nossa equipe comercial para criar um relacionamento baseado
em confiança e transparência. O objetivo é que nossos profissionais
contribuam com ideias e soluções, para que sejamos realmente um parceiro
de negócios”, pontua Miguel Padilha, diretor Comercial.
A empresa também está investindo
fortemente em uma maior presença digital, com divulgação de conteúdos
relevantes para o agricultor utilizar no momento em que mais precisa, ou
seja, no campo. Além de estar presente em mídias como Facebook,
Twitter, Youtube e Instagram, a Ourofino ainda traz um site totalmente
reformulado.
Para expressar visualmente o novo
propósito, com todas as adequações mencionadas anteriormente, a Ourofino
Agrociência apresenta sua nova identidade visual. “A mudança tem por
objetivo facilitar e simplificar a comunicação da empresa com o setor,
bem como criar um senso de identidade e estabelecer uma diferenciação no
mercado”, explica Campos.
A alteração no logotipo faz parte do
processo de adequação estratégica da empresa. “Ele expressa totalmente
nosso propósito”, destaca o gerente de Comunicação e Inteligência
Competitiva. O losango do centro foi inspirado no fechamento do
diafragma de uma máquina fotográfica e representa o reimaginar, um novo
olhar. As linhas fazem referência às linhas do plantio, são
características da agricultura. E as cores verde e amarelo fazem
referência ao nosso país. “Assim, com a junção dos três elementos, temos
claramente nosso propósito: Reimaginando a Agricultura Brasileira”,
finaliza Campos.
Investimentos – inovando para a agricultura nacional
Para o desenvolvimento de novos produtos adequados à agricultura brasileira, a Ourofino estabeleceu parcerias com importantes centros de pesquisa no Brasil, como a Embrapa Recursos Genéticos e Unesp Botucatu. Recentemente, também firmou parceria de R$ 60 milhões com a Finep. O contrato é válido para o biênio 2017/2018, com 70% do valor custeado pela financiadora. O montante será investido em novos produtos para a agricultura tropical e melhoria das formulações já existentes.
Para o desenvolvimento de novos produtos adequados à agricultura brasileira, a Ourofino estabeleceu parcerias com importantes centros de pesquisa no Brasil, como a Embrapa Recursos Genéticos e Unesp Botucatu. Recentemente, também firmou parceria de R$ 60 milhões com a Finep. O contrato é válido para o biênio 2017/2018, com 70% do valor custeado pela financiadora. O montante será investido em novos produtos para a agricultura tropical e melhoria das formulações já existentes.
Em 2016, no parque fabril localizado em
Uberaba (MG), a Ourofino investiu R$ 15 milhões na construção de dois
galpões de armazenagem. Agora, a empresa custeou mais de R$ 12 milhões
na execução da planta industrial de WDG (Grânulos Dispersíveis). A
tecnologia aplicada é a mais moderna e eficiente no mercado de
defensivos agrícolas e proporciona ganhos no processo de formulação e na
redução da exposição operacional na manipulação do produto, bem como
visa a não poluição do meio ambiente.
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