sexta-feira, 23 de junho de 2017

Projeto ajuda jovens agricultores do Ceará a estudar e se manter na terra


É o projeto Projovem Campo Saberes da Terra. O objetivo é trazer de volta o jovem agricultor para a sala de aula, dando orientações voltadas para a escola e para a vida em comunidade. Dessa forma o jovem agricultor se prepara e permanece no campo com mais conhecimento e orientação de especialistas. O público alvo do Projeto são  jovens de 18 a 29 anos que por algum motivo deixaram de estudar e estão voltando depois de muito tempo para a sala de aula.
No Ceará, 17 municípios são atendidos pelo Projovem Campo onde a execução é feita através do contrato de gestão do IDT – Instituto do desenvolvimento do Trabalho. São beneficiados  1200 alunos nas escolas da zona rural. Esse projeto é do governo Federal, Estadual e Municipal.

A duração do programa é de 24 meses com aulas à noite em sala de aula e aos sábados aulas praticas de campo e na UTD (Unidade Técnica Demonstrativa). Esta unidade do programa vai terminar neste mês. Os alunos serão incentivados a produzir dentro do sistema agroecologico permitindo que eles permaneçam no campo evitando o êxodo rural, confirma Raimunda Bandeira, engenheira agrônoma e uma das coordenadoras da QSP- Qualificação Social Profissional.

Nenhum comentário: