terça-feira, 22 de setembro de 2015

Mistura múltipla é alternativa para alimentar o rebanho na estação seca

gado no cochoDurante a estação seca no Semiárido, as pastagens perdem valor nutricional. Para complementar a alimentação de caprinos e ovinos que se alimentam apenas de pastagem durante a época seca, a Embrapa Caprinos e Ovinos recomenda o uso da mistura múltipla, também conhecida como sal proteinado, um complemento alimentar que pode ser produzido pelo agricultor com ingredientes simples e de fácil acesso.
A mistura múltipla tem função energética e proteica, utilizando entre seus componentes farelo de soja, milho, sal comum, entre outros. A mistura múltipla ajuda a melhorar a digestão da pastagem seca, evitando a perda de peso dos animais e mantendo a produção de leite. O pesquisador Diego Galvani, da Embrapa Caprinos e Ovinos, destaca que a mistura múltipla é uma opção acessível ao produtor, tornando-se uma opção barata para garantir a saúde e a produtividade dos animais.

Diego também ressalta que a mistura múltipla não pode ser utilizada como única fonte de alimento, ela deve ser aliada à pastagem ou à forragem que o produtor tenha disponível. Durante o preparo da mistura múltipla, é preciso garantir que todos os ingredientes sejam bem triturados para que a mistura fique homogênea. Além disso, o suplemento mineral utilizado na composição da mistura deve ser específico para caprinos e ovinos, tendo em vista que suplementos minerais para bovinos podem ser tóxicos para cabras e ovelhas.

Nenhum comentário: