segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Campeã suprema do Circuito Exceleite é de Fortaleza dos Valos

Em 24 horas, vaca da raça Holandesa produziu 68 litros de leite

Por Redação Globo Rural

expointer_vaca_holandesa_leite (Foto: Daniela Barcellos/Palácio Piratini)
O Circuito Exceleite 2014/2015 foi realizado na tarde desta sexta-feira (4/9), quando foi escolhida a campeã suprema da raça Holandês. GParaíso 39 Buddy venceu mais de 200 vacas que, ao longo do ano, vinham participando de diversas etapas do concurso até chegar a final.
De propriedade de Rafael Facco e Matheus Ravanello, de Fortaleza dos Valos, o animal produziu em apenas 24 horas 68 quilos (litros) de leite.
De acordo com Marco Tang, presidente da Associação do Gado Holandês (Gadolando), é um concurso difícil, porque as condições variam muito para influenciar as vacas a produzirem leite. "São muitas as variáveis; a quantidade de água que o animal bebe, o estresse ao mudar de ambiente, enfim, elas mudam totalmente o comportamento em relação ao seu lugar de origem. Muitas chegam aqui e nem água querem tomar, comem menos, emagrecem, enfim, nem todos os animais possuem condições de concorrer, alguns até adoecem”, explicou.
Mas a vaca vencedora do concurso alcançou um total de 1.128 pontos, além de dar muito mais leite que as demais sete concorrentes. E, agora em setembro, já começam as primeiras provas para o concurso que irá premiar a vencedora na 39ª Expointer, no próximo ano.

Nenhum comentário: