sábado, 5 de setembro de 2015

Incra inaugura obras de reforma de 110 casas em dois assentamentos de Upanema (RN)



Uma caravana formada pelo superintendente do Incra no Rio Grande do Norte (Incra/RN), Vinícius Ferreira, pelo ouvidor agrário regional, José Maria Júnior, e por técnicos da Divisão de Desenvolvimento de Assentamentos da autarquia visitou, nos últimos dias, assentamentos do município de Upanema, no Oeste Potiguar, a cerca de 268 quilômetros da capital, Natal. Cumprindo uma agenda de inaugurações de obras de reformas de casas e apresentação de novos projetos do Incra/RN, a caravana esteve nos assentamentos Esperança e Lagoa Vermelha.

O superintendente, o ouvidor agrário regional e os técnicos da Equipe Territorial Paulo Sena e Lindinalva Monte, foram acompanhados por representantes de entidades e organizações não governamentais, sindicatos rurais, movimentos sociais e, ainda, pelo prefeito e por vereadores de Upanema.

No Assentamento Lagoa Vermelha, a comitiva participou da inauguração simbólica das obras de reforma e ampliação de 34 casas e assumiu o compromisso de, em parceria com a prefeitura de Upanema, recuperar a quadra de esportes e a caixa d'água elevada que serve as famílias assentadas.

Para o representante da associação do Assentamento Lagoa Vermelha, Valdeci Araújo, as obras realizadas e as ações em parceria anunciadas pelo Incra e pela prefeitura contribuirão significativamente para o desenvolvimento da comunidade. “Recuperamos e ampliamos todas as nossas casas e agora vamos lutar pela reforma da nossa quadra de esportes”, afirmou Araújo.

Assentamento Esperança

No Assentamento Esperança, a caravana inaugurou as obras de recuperação e ampliação das casas das 76 famílias assentadas e da antiga casa-sede do imóvel, realizando um sonho da comunidade. Emocionada, a representante da associação do assentamento, Antônia Bezerra, agradeceu, em nome de todas as famílias assentadas, o empenho do Governo Federal, por meio do Incra, na realização das obras de reforma das casas. “As casas ficaram muito boas. Todas têm alpendres, piso e cozinha ampla”, concluiu.

Durante a visita, o superintendente do Incra/RN também assumiu o compromisso de viabilizar a perfuração de um poço tubular para atender a demanda de água potável de todas as 76 famílias, bem como o de fortalecer os grupos produtivos existentes.

Segundo Suely Oliveira, do Centro Feminista 8 de Março (CF8), a casa-sede, agora reformada, será um espaço utilizado para reuniões, palestras e ainda para o beneficiamento da produção dos assentados.


Assessoria de Comunicação Social – Incra/RN

Nenhum comentário: