quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

O Bagaço da Cana de Açucar

O bagaço da cana de açúcar é um dos subprodutos da indústria da cana, assim como a sacarose e a palha. É constituído por celulose, hemicelulose e lignina. Atualmente o bagaço gerado na usina é consumido para produção de energia por meio da co-geração, tornando a usina auto-sustentável energeticamente e, em alguns casos, sobra energia para venda de eletricidade.
O bagaço pode servir também como matéria prima na produção de etanol por meio da hidrólise ácida ou enzimática, nas quais as frações celulose e hemicelulose são convertidas a hexoses e pentoses. Após processos de purificação a mistura obtida pode ser fermentada para produção do etanol.
Em Portugal o bagaço é sobretudo associado a aguardente obtida a partir dos restos de uva prensada qua sobram do processo de vinificação; estas mesmas uvas .

NOTA DO BLOG:
O bagaço da cana de açucar passa a ser novamente alternativa para o  produtor rural aqui da região central do estado. Com os preços da pasta, farelos em geral e a soja em disparada, o bagaço de cana está sendo bastante procurado nas usinas de moagem de cana de açucar como produto alternativo para alimentar os rebanhos. O preço da tonelada nas usinas está em aproximadamente, R$ 120,00(cento e vinte reais) e serve apenas de volumoso, com um poder nutritivo muito baixo. Não podendo comprar as rações vendidas no comércio, o produtor rural vai apelando para o bagaço de cana, a fim de salvar o seu rebanho. Vamos apelar para Deus mandar chuvas, porque aqui entre nós, o negócio tá ficando russo. Mas vamos aguardar os meses seguintes.

Nenhum comentário: