sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Mandioca terá preços baixos em 2015

Aumento da produção em 2014 ocasionou em 60% de queda nos preços

Em um ano, o preço da mandioca caiu 60%. O aumento de oferta e a demanda fraca causaram a queda da cotação. A perspectiva para o mercado de mandioca em 2015 não é nada animadora.
O pesquisador do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), Fábio Isais Felipe, diz que a produção brasileira de mandioca fechou 2014 cerca de 11% superior em relação a 2013, com 23,5 milhões. O maior crescimento da produção aconteceu no Nordeste, mas houve aumento em todo o país.
– Entre 2012 e 2013, houve um aumento muito significativo na área plantada em função dos preços altos. Esse produto vem sendo colhido agora, por isso o resultado de oferta maior – diz.
A demanda que poderia manter em alta os preços da raiz não ajudou em 2014. O desempenho fraco da indústria diminui o consumo da fécula de mandioca.
 – A fécula é utilizada em mais de mil segmentos, alguns setores chave da economia, como a indústria de papel, têxtil, química e farmacêutica.  É sabido que se não há o crescimento econômico da indústria, como consequência acaba também sofrendo a indústria de fécula explica o pesquisador.
Para 2015, o mercado de mandioca ainda deve continuar com muita oferta, o que pressiona os preços para baixo.
– Em termos de produção, deve ser ainda superior a 2014. A consequência é que os preços devem seguir próximos dos patamares atuais ou até mais baixos. Ou seja, nós não temos um cenário tão animador para o próximo ano. O produtor que já vem com uma rentabilidade negativa, deve ainda ter um situação bastante desfavorável, a solução é buscar uma produtividade melhor, um teor de amido melhor para minimizar este impacto – conclui.

Nenhum comentário: