quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

É mais vantagem engordar os cabritos usando suplementos naturais

É mais vantagem engordar os cabritos usando suplementos naturais

cabritosConsiderar os custos que tem com a compra de concentrados e suplementos para das na alimentação dos animais, podem proporcionar a engorda mais também podem gerar uma despesa maior para os produtores. Uma pesquisa realizada por pesquisadores da Embrapa Semi-Árido e criadores da zona rural do município de Dormentes – PE, chegou à conclusão que nem sempre a dieta que faz o animal ganhar mais peso é a que dará mais renda à propriedade.
A engorda de cabritos com suplementos naturais, segundo o engenheiro agrônomo José Nilton Moreira, pesquisador da Embrapa Semi-Árido, além do ganho de peso, o produtor também deve se preocupar com o tipo de alimento que deve ser servido aos animais.
Para José Nilton, os sistemas de criação pecuária no semiárido têm como base de alimentos as plantas da caatinga. A pesquisa da Embrapa, porém, avalia a combinação das espécies forrageiras com rações suplementares que o produtor, geralmente, compra em casas de produtos agrícolas.
Nos testes realizados por pesquisadores e produtores foram registrados que embora os ovinos avaliados tivessem ganho de peso de até 191 gramas por dia considerando-se o custo do concentrado, com milho, farelo de soja, sal e óleo, a renda do produtor foi muito pequena. No caso de outro tipo de concentrado analisado, com sorgo, resíduo de algodão, sal mineral e calcário calcítico, que levou os animais a engordarem 164 gramas por dia, resultou num ganho bem maior para o agricultor.

Nenhum comentário: