quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Bombear água com carneiro hidráulico feito de garrafas pet

Existem dois tipos de carneiro hidráulico: o carneiro hidráulico tradicional, com estrutura de ferro, e o carneiro hidráulico feito com garrafa pet. Em ambos, o fluxo d’água é feito por tubulações, entre o carneiro e o ponto d’água. Um carneiro hidráulico deve ser instalado no mínimo a um metro e meio abaixo da fonte d’água e a dez metros de distância deste ponto . Essa tecnologia, apresentada pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola, a EBDA, em Salvador, na Bahia, não utiliza energia elétrica ou combustível.
O carneiro hidráulico é muito usado no meio rural para bombear água de rios e de outros mananciais hídricos para reservatórios elevados. Além disso, o carneiro hidráulico com garrafa pet pode ser construído pelo produtor rural, por ser um equipamento simples. Ele é geralmente utilizado para o enchimento de reservatórios destinados para o consumo humano, animal e irrigação de hortas domésticas .
O extensionista Hélio Saulo, da EBDA, diz que construir o carneiro hidráulico na propriedade é possível porque é uma tecnologia, de simples manejo e de pouca manutenção, podendo substituir uma bomba elétrica pra puxar a água de um lugar para outro. E esclarece, outra vantagem é que o preço do carneiro hidráulico feito com garrafa pet é bem menor em relação ao carneiro tradicional.

Nenhum comentário: