terça-feira, 4 de novembro de 2014

Melhoramento genético de bovinos chega a assentamentos na Paraíba


Pub
O rebanho bovino das famílias do assentamento Cachoeira Grande, no município de Aroeiras, a 177 quilômetros de João Pessoa, na região do Agreste paraibano, está sendo utilizado como projeto piloto de inseminação artificial para melhoramento genético dos animais. A expectativa é de que a produção leiteira das matrizes, que atualmente fica em torno de três litros de leite por vaca/dia, passe a aproximadamente 10 litros de leite por animal/dia.

A iniciativa do Incra está sendo desenvolvida pela Cooperativa de Trabalho Múltiplo e Apoio às Organizações de Autopromoção (Coonap), contrata para prestar assistência técnica aos assentamentos. A meta da Cooperativa, é buscar parcerias e ampliar o projeto para outras regiões do estado. Atualmente a entidade trabalha com a Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba, 

O médico veterinário da Cooperativa,  Janduy Marinho, diz que o melhoramento genético assegurará filhotes mais resistentes e animais adultos capazes de produzir mais leite. Segundo ele, o melhoramento genético deve acontecer em menos tempo e a baixo custo. “Estamos utilizando sêmen de touros da raça Gir leiteiro”, disse.

Antes da implantação do projeto, o veterinário e a pesquisadora da Emepa, Suely Bezerra da Silva, visitaram os assentados e, junto com os trabalhadores, selecionaram os animais para a experiência, em Cachoeira Grande. “Essa é a primeira vez que o programa está sendo desenvolvido nos assentamentos da reforma agrária, na Paraíba”, informou o médico veterinário. 

O projeto faz parte do programa de apoio à bacia leiteira da região desenvolvido pela Coonap.

Nenhum comentário: