terça-feira, 11 de novembro de 2014

Câncer de Próstata-Cuidados é Preciso

Câncer de próstata tem cura

Dr. Noberto Louback Rocha


Depois de celebrarmos o Outubro Rosa, da luta sem tréguas contra um terrível inimigo — o câncer de mama —, vamos iniciar um outro movimento que, esperamos, leve a resultados tão animadores. Vamos conclamar os homens a largarem de lado os preconceitos machistas ou vergonhosos para se prevenirem contra o câncer da próstata. 

Todos os anos, a Sociedade Brasileira de Urologia se lança de corpo e alma na campanha nacional contra este matador silencioso. Assim como acontece com o da mama, o câncer da próstata pode se desenvolver em silêncio, sem nenhum sinal nas suas fases iniciais. Segundo as estatísticas brasileiras, cerca de 13 mil homens perdem suas vidas anualmente, número que tende a crescer com o envelhecimento da população masculina. Exames realizados em próstatas de homens idosos, após suas mortes e com permissão de suas famílias, mostraram que um importante número daquelas glândulas possuía a doença dentro delas, apesar daqueles homens não terem falecido de câncer prostático, fato que leva muitos especialistas a pensar que o câncer da próstata é um acontecimento quase que inevitável ao final da vida, como se fizesse parte da evolução daquele órgão. Hoje, qualquer um de nós, homens, pode estar, neste exato momento, iniciando o desenvolvimento de um câncer de próstata, sem nenhum sinal ou aviso. Todos aqueles que tiveram, ou têm, na família, um parente próximo, pai, irmão ou avô com câncer de próstata são pessoas com alto risco para desenvolver a doença. Se você é um deles, fique atento, pois a medicina tem provas disto. 

Um detalhe muito importante, justamente o exame que melhor ajuda o médico urologista a avaliar a próstata, o toque retal, é talvez o fator que mais afugente os homens do consultório médico. Outros exames importantes, a dosagem do PSA, um antígeno específico da próstata, e a ultrassonografia da glândula, mas que isolados não servem para diagnóstico definitivo. Somente a retirada de pequeninos fragmentos da próstata e o seu exame por um especialista, um patologista, é que podem finalmente dizer se existe ou não um câncer. Existe cura? Sim existe, mas tudo depende do momento da descoberta do câncer. Se for bem no início, as chances são 95%; se for mais tarde, só Deus sabe. Vamos prestigiar a campanha do Novembro Azul. Com certeza ela vai salvar muitas vidas. 

Nenhum comentário: