quarta-feira, 5 de novembro de 2014

ANA restringe uso da água de rio e açude

Jornal da Paraíba
A Agência Nacional de Águas (ANA), com apoio da Polícia Militar (PM), está reforçando a fiscalização para o cumprimento das regras de restrição de uso para irrigação e aquicultura – criação de peixes em tanques escavados – vigentes no rio Piranhas-Açu e no açude Coremas/Mãe D’água, no Sertão do Estado.
Conforme as regras de uso determinadas pela ANA para o atual período seco no rio e no açude, os usuários dos municípios paraibanos de Coremas, Cajazeirinhas, Pombal, Paulista e Riacho dos Cavalos só podem captar água às segundas, quartas e sextas-feiras.
Já os usuários das cidades de São Bento (PB), Jardim de Piranhas e Jucurutu (localizadas no estado do Rio Grande do Norte) estão liberados para captar água às terças, quintas e sábados. No domingo, a utilização está proibida.
Segundo informações da Agência Nacional de Águas, é importante ressaltar que a captação de água nos dias permitidos está limitada ao horário da tarifa verde e cada propriedade só pode irrigar no máximo cinco hectares, não sendo permitido o método de irrigação por inundação, considerado ineficiente.
Entre os dias 13 a 17 de outubro, a agência vistoriou cerca de 30 usuários. Nas próximas semanas, serão realizadas novas ações e quem estiver irregular poderá ter bombas lacradas e apreendidas. Além disso, as irregularidades identificadas serão punidas com advertências, multas e embargos.
De acordo com o comandante do Batalhão de Polícia Ambiental, major Tibério Leite, os primeiros trabalhos da Polícia Militar em conjunto com a ANA foram apenas para orientar os usuários das águas.
“Nas próximas, as fiscalizações serão mais incisivas, pois nosso objetivo é coibir mesmo. Estamos somente esperando que a agência repasse as datas corretas para começarmos”, comentou o major Tibério Leite.

Nenhum comentário: