quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Uma cultivar de uva sem semente mais produtiva e que se adapta bem ao nordeste


uva preta sem sementeÉ a BRS Vitória, já considerada um sucesso como uma nova cultivar de uva para mesa. Ela apresenta boas características organolépticas, de aparência, produção e também na regularidade da oferta. As novas cultivares que permitem aumentar a oferta e a qualidade de uvas para consumo in natura em várias regiões brasileiras. Além disso, considerando as características diferenciadas de cor e sabor das cultivares, o potencial de expansão da área de produção se mostra bastante promissor, como já é percebido nos mais de 100 hectares implantados de BRS Vitória somente no Nordeste do país, sem contar as áreas de agricultura familiar do Rio Grande do Sul.
A BRS Vitória é uma cultivar de uva de mesa sem semente, tem uma produtividade de 20 a 25 toneladas/ha com manejo conveniente, além de ser bem adaptada ao cultivo nas regiões tropicais onde foi testada. Apresenta alta fertilidade, normalmente com dois cachos por ramo. A uva tem bagas com cor preta, bom equilíbrio entre açúcar e acidez, o que lhe confere ótimo sabor aframboesado, com potencial de sólidos solúveis (brix) chegando a mais de 20. Tem bom comportamento em relação ao rachamento de bagas. É tolerante ao míldio, causado por Plasmopara vitícola. Seu peso médio é de 290 g e o tamanho natural da baga é de 17 mm x 19 mm. Seus cachos são levemente compactados.

Apesar do grande número de cultivares de uvas com aptidão para mesa, faltavam no mercado variedades com alto grau de tolerância às doenças fúngicas, principalmente o míldio. Além desse diferencial, as cultivares deveriam ter também boa produtividade, altos teores de açúcar, sabor e cor agradáveis e interessantes ao consumidor, diferentes ciclos produtivos, com e sem sementes, além da ampla adaptação climática para, com isso, compor uma nova matriz produtiva visando a sustentabilidade da atividade, do produtor e do mercado. Com base na ampla base genética do seu banco ativo de germoplasma, a Embrapa Uva e Vinho, após dez anos de pesquisa com melhoramento genético, conseguiu desenvolver três novas cultivares de uva (BRS Vitória, BRS Núbia e BRS Isis) para suprir esta lacuna tecnológica e contribuir para a produção de uvas de mesa no Brasil.
EMBRAPA UVA

Nenhum comentário: