quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Cruzamento de cabras mestiças com animais puros resulta em animais adaptados ao semiárido

EMBRAPA
cabras mestiças 1A produção de caprinos em regiões semiaridas está entre as melhores alternativas para a agricultura familiar no sertão nordestino, uma vez que a região apresenta o correspondente a 93% dos rebanhos caprinos no país, cerca de 8,8 milhões de cabeças. Por isso mesmo é que a caprinocultura é considerada uma atividade de grande importância para o semiarido brasileiro, pois proporciona aumento de emprego e geração de renda, segundo dados da Embrapa Caprinos e Ovinos, em Sobral, no Ceará.
São rebanhos constituídos, em sua maioria, por animais Sem Raça Definida (SRD), que adquiriram rusticidade e adaptabilidade ao longo do tempo, porém, perderam a produtividade quando comparados aos animais exóticos introduzidos no país por criadores de caprinos. Contudo, a pecuária caprina continua contribuindo para o desenvolvimento do semiárido.
Nesse conjunto de benefícios, o pesquisador Raimundo Nonato Lobo, também destaca a importância das cabras mestiças para produção de carne ou leite no nordeste. Ele trabalha na Embrapa Caprinos, e assegura que o rebanho nativo ou SRD pode ser usado em cruzamentos com raças importadas de linhagem mais pura. Como resultado, nascem animais meio sangue, rústicos e que não apresentam problemas de adaptação à região. Além disso, são mais produtivos do que aqueles de raça mais pura.
Para a produção de carne, por exemplo, o criador pode cruzar fêmeas SRD com machos de raças de origem européia ou africana e obter um animal mestiço mais vigoroso, com maior produtividade e qualidade de carne. Esse tipo de cruzamento tem por finalidade a produção industrial, ou seja, os animais não podem ser usados como reprodutores, somente para o abate.

Já o cruzamento de caprinos para a produção de leite exige mais cuidados por parte do produtor. Primeiro, o produtor deve escolher fêmeas nativas ou SRD que tenham uma produção razoável de leite. Depois, ele deve acasalar essas fêmeas com reprodutores, por exemplo, das raças Saanen, Pardo Alpina, Toggemburg e Anglo-nubiana, linhagem leiteira. Os animais meio sangue, nascidos desses cruzamentos possuem maior especialidade produtiva, ainda com certa rusticidade e adaptabilidade ao meio ambiente hostil do semiarido nordestino.

Nenhum comentário: