terça-feira, 9 de janeiro de 2018

O tempo esta semana em várias regiões do Brasil

mapa do brasil no satéliteDurante a semana, pancadas de chuva devem ocorrer sobre a região do Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia e Pará. Somente no Paraná e partes da metade sul de Mato Grosso do Sul é que as pancadas de chuvas podem ocorrer a partir de quarta-feira (10). Até lá o tempo seguirá aberto. Já no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, chuvas realmente generalizadas e em bons volumes deverão vir a ocorrer somente entre o próximo final de semana e, principalmente ao longo da próxima semana. Ou seja, somente na segunda quinzena de janeiro.
Algumas regiões ganham, outras perdem com as mudanças climáticas. Uma forte linha de instabilidade associada à passagem de uma frente fria manterá o tempo bastante fechado e com chuva a qualquer hora do dia em grande parte das regiões Sudeste e Centro-Oeste. Com isso, muitos produtores, principalmente os do Mato Grosso, devem ficar ainda mais apreensivos, já que essas chuvas ininterruptas estão prejudicando todos os trabalhos de campo, como pulverizações e colheitas, que estão paralisadas.

O grande problema é que o tempo extremamente úmido tem propiciado um aumento diário no número de focos de doenças. Sem o devido controle, as perdas de produtividade poderão vir a ocorrer, até porque há previsão de mais chuva ao longo da semana em toda a faixa central do país nos próximos dias. Isso pode atrapalhar e até mesmo inviabilizar os trabalhos de campo.

Nenhum comentário: