quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Governo do Estado distribui mudas de palmas para os produtores potiguares



O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), começou na manhã desta terça-feira(30), a distribuição de raquetes de palmas forrageiras para agricultores do Rio Grande do Norte. Essa primeira ação foi na Estação Experimental da Emparn, em Ipanguaçu, mas até quinta(01) vai ter a entrega de palmas em outros cinco municípios com abrangência regional:  Mossoró, Angicos, Caicó, Alexandria e São Miguel, num total 1,4 milhão de unidades serão distribuídas. A descentralização foi para facilitar o acesso dos cerca de 1.700 produtores rurais beneficiados com recebimento das raquetes. Para a aquisição das palmas, foram investidos R$ 724.000,00, pelo Programa Governo Cidadão, com recursos do Acordo de Empréstimo com o Banco Mundial. Em uma segunda etapa, outras 1,3 milhão de raquetes serão repassadas, assim que o processo licitatório for finalizado, o que deverá ocorrer em breve.
Ao todo serão distribuídas 2,7 milhões de raquetes de palmas forrageiras, dos tipos Orelha de Elefante Mexicana e Miúda. Estas duas variedades de palmas foram escolhidas após estudos realizados pelos pesquisadores da Emparn, que chegaram à conclusão de que essas variedades são mais tolerantes à praga Cochonilha do Carmim (Dactylopius opuntiae), que vem se espalhando por várias regiões do Estado. Além da definição das variedades, a Emparn junto com a Emater definiram também as áreas de distribuição e plantio dessas mudas. Segundo o pesquisador da Embrapa/Emparn, Guilherme Ferreira, o trabalho de pesquisa está presente em todo o processo de aquisição e distribuição das palmas. “Nós também acompanhamos o recebimento das palmas para atestar a qualidade, a viabilidade para o plantio, a sanidade dessas mudas para saber se tem a presença de alguma praga, além disso, vamos acompanhar com a Emater, as unidades implantadas para esclarecer alguma dúvida dos produtores sobre o plantio e manejo das palmas”. Foi elaborado também um manual com orientações sobre os procedimentos adequados, com o plantio e manutenção das palmas, esse manual vai ser distribuído pelas regionais da Emater.
A distribuição das raquetes de palmas, tem como principal objetivo amenizar os efeitos de seis anos de seca no Estado, promovendo assim melhores condições à população rural para conviver com a falta de água sem precisar sair do campo, e podendo manter seus animais bem alimentados. O produtor rural Enilson da Silva, do sítio Torrões, em Assú, é um dos produtores beneficiados com a entrega das palmas. Ele chegou bem cedinho à base da Emparn, e não perdeu um detalhe das orientações que foram dadas pelo agrônomo e diretor-presindente da Emparn, Alexandre Wanderley sobre plantio das raquetes de palmas que todos ali estavam recebendo. Seu Enilson, já tem uma pequena plantação de palmas que começou a partir da visita dele a Festa do Boi, realizada em outubro do ano passado. Foi na maior Exposição Agropecuária do Rio Grande do Norte que ele conheceu de perto as tecnologias pesquisadas e desenvolvidas pela Emparn. Com a aquisição de mais mudas, ele espera aumentar a produção animal, sem aumentar os custos. “ Se eu for comprar ração, ou cultivar outro tipo de alimento para os animais, eu não vou ter condições porque os custos são altos, principalmente pela falta de água na região” disse o produtor rural. Opinião que só vem a confirmar o que Secretario Estadual da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, Guilherme Saldanha, ressaltou  sobre a importância do projeto para o desenvolvimento socioeconômico do pequeno produtor. Segundo o secretário “o cultivo da palma forrageira permite ao pequeno produtor a viabilidade da manutenção do seu rebanho, principalmente em tempos de seca severa, reduzindo seus custos e consequentemente sua demanda por recursos hídricos”, enfatiza o secretário.
O diretor-presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn), Alexandre Wanderley, destacou perante os produtores rurais, a importância dos muitos anos de pesquisas da Emparn sobre a palma. “Um dos objetivos dessa distribuição de mudas é fazer com que as tecnologias desenvolvidas pela Emparn cheguem ao produtor potiguar, para que ele possa conviver com a seca com melhores condições no campo, e o Palma Forrageira, é um dos projetos mais importantes para o Estado, principalmente por ser uma cultura perene, muito resistente ao nosso clima, necessita de pouca água no solo para se reproduzir, além de ser uma forrageira que na mesma quantidade de outras, deixa o rebanho mais alimentado ”.
 
PROJETO PALMA FORRAGEIRA
30/01/2018 (TERÇA-FEIRA)
31/01/2018 (QUARTA-FEIRA)
01/02/2018 (QUINTA-FEIRA)
8H – IPANGUAÇU [REGIONAL ASSÚ] – LOCAL: ESTAÇÃO EXPERIMENTAL DA EMPARN, RN 118, KM 10;
8H – ANGICOS [REGIONAL ASSÚ] – LOCAL: APASA, RUA PROJETADA, 328;
10H – ALEXANDRIA [REGIONAL PAU DOS FERROS] – LOCAL: CLUBE MUNICIPAL;
15H – MOSSORÓ [REGIONAL MOSSORÓ] – LOCAL: REGIONAL DE AGRICULTURA, BR 404, KM 0, AEROPORTO.
15H – CAICÓ [REGIONAL CAICÓ] – LOCAL: REGIONAL DE AGRICULTURA, BR 427, KM 97.
14H – SÃO MIGUEL [REGIONAL PAU DOS FERROS] – LOCAL: CENTRO DE TREINAMENTO EMATER, RN 117, ZONA RURAL.
A distribuição das palmas para multiplicação nas propriedades de agricultores tem sido muito bem aceita e solicitada pelos municípios. A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte - Emparn, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do RN - Emater e o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN – Idiarn, órgãos vinculados a Sape, participam diretamente de toda ação, oferecendo suporte logístico, assistência técnica e extensão rural aos produtores rurais.

Nenhum comentário: