quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Os benefícios da goiaba para a saúde humana

goiaba em corte no patinhoAs pesquisas mais recentes mostram que a goiaba é rica em vitamina C, licopeno, caroteno e proteínas, o que faz com que essa fruta, tradicional no mercado consumidor brasileiro, se consolide como excelente alimento para diabéticos, prevenção ao câncer, fortalecimento da saúde cardiovascular, saúde dos olhos, desenvolvimento fetal, além de apresentar propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas, prevenir a constipação intestinal e ajudar relaxar e emagrecer.
Para que todos os nutrientes da goiaba cheguem praticamente intactos aos consumidores, o Grupo Predilecta, maior produtor de goiabas vermelhas do mundo, desenvolveu, em conjunto com o Instituto de Química da Unesp de Araraquara, uma polpa asséptica de goiaba, capaz de manter nutrientes intactos. “A polpa é microprocessada, para se eliminar as células de pedras que incomodam no suco final, sem utilizar calor excessivo dos processos tradicionais que alteraria o teor de licopeno e o sabor. Ela tem um grande diferencial, pois substitui a polpa congelada, mantendo-se todas as características nutricionais e prolongando a validade por dois anos podendo ser estocada a temperatura ambiente.  Com isso, é possível aproveitar ao máximo as propriedades da fruta, que pode ser considerada um superalimento, pela série de nutrientes que apresenta”, informa Antonio Tadiotti, ex-docente universitário e pesquisador, sócio do Grupo Predilecta.
A goiaba é rica em vitamina C e chega a apresentar de quatro a cinco vezes mais vitamina C do que a laranja, por exemplo, o que é bom para reforçar o sistema imunológico do nosso organismo, garantindo a proteção contra infecções, gripes e resfriados. Além disso, possui baixo índice glicêmico e é rica em fibras, e, por isso, é considerada também uma excelente opção de alimento para os diabéticos, pois esses fatores ajudam a evitar picos de glicose e insulina sanguíneas, que devem ser bem controlados em pacientes com diabetes.
Licopeno, quercetina e polifenóis, outras substâncias presentes na goiaba são potentes antioxidantes que fazem com que a fruta seja uma grande aliada na prevenção de diversos tipos de câncer, entre eles o de próstata, mama, pele, cólon e pulmonar. Ao mesmo tempo, as vitaminas A e C, licopeno, caroteno e outros antioxidantes, protegem contra os danos de radicais livres que levam ao envelhecimento precoce, formação de rugas linhas e marcas de expressão, e auxiliam na renovação celular. Comer goiaba periodicamente pode auxiliar no processo de combate a esses efeitos do tempo e do ambiente e te deixar com a pele mais jovem e saudável.
A goiaba também é rica em potássio, tem mais essa substância do que as bananas, um importante nutriente para a saúde do coração e vasos sanguíneos.  O consumo da fruta ajuda na melhora o balanço entre sódio e potássio no organismo, ajuda a reduzir a pressão arterial em pacientes hipertensos, a reduzir triglicérides e colesterol ruim (LDL), a aumentar o colesterol bom (HDL) e com isso prevenir uma série de doenças cardiovasculares em que esses podem ser fatores de risco.

A goiaba é extremamente rica em fibras alimentares. Uma unidade pode fornecer cerca de 12% das suas necessidades diárias de fibras. As fibras garantem um bom trânsito intestinal pois retém água no interior do intestino, aumentam o bolo fecal e estimulam a eliminação mais rápida das fezes. Isso é excelente para quem sofre com constipação.

Nenhum comentário: