sexta-feira, 9 de março de 2012

Retroescavadeiras do PAC 2 chegam  a 31 municípios de Alagoas

Retroescavadeiras do PAC 2 chegam a 31 municípios de Alagoas
09/03/2012 03:44
Trinta e um municípios alagoanos recebem, nesta terça-feira (13), retroescavadeiras do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A ação faz parte da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). As máquinas serão usadas na recuperação e manutenção de estradas vicinais, o que garante o escoamento da produção da agricultura familiar no estado.
A cerimônia de doação será realizada às 10h, no Centro de Convenções Ruth Cardoso, em Maceió, e contará com a presença do ministro Afonso Florence. Até junho, o MDA vai doar 1.275 retroescavadeiras e 12 motoniveladoras para 1.299 municípios de até 50 mil habitantes. O investimento total chega a R$ 211,8 milhões.
A medida beneficia os produtores familiares do estado. Com a melhoria das estadas vicinais, o MDA colabora na redução dos custos de produção e no valor final dos alimentos para a comercialização. “Os municípios gastam muito com o aluguel dessas máquinas. Além de serem usadas para abrir e recuperar estradas vicinais, por onde escoa a produção da agricultura familiar, elas serão úteis para a construção de açudes e barragens neste momento em que enfrentamos problemas de falta de água por causa da seca”, explica o delegado federal do MDA em Alagoas, Gilberto Coutinho Freire.
Conhecido pelas belezas naturais, Maragogi, a 125 km de Maceió, vai receber uma retroescavadeira. “Depois do turismo, é a agricultura familiar o principal setor da nossa economia. Essa máquina será muito importante para melhorar a qualidade de vida e de acesso das mais de duas mil famílias de produtores do nosso município, que, proporcionalmente, é o que mais tem assentamentos de reforma agrária do país. São 22 ao todo”, afirma o prefeito Marcos Madeira.
A seleção dos municípios beneficiados seguiu a metodologia utilizada pelo PAC. Entre os critérios está, por exemplo, pertencer ao programa Territórios da Cidadania, ter maior participação do Produto Interno Bruto (PIB) agrícola no PIB total do município, possuir maior extensão territorial e maior presença de agricultores familiares em relação ao total dos produtores rurais registrados no município.
Desde dezembro de 2011, quando foi iniciada a entrega de máquinas por meio do PAC 2, o MDA já entregou 185 retroescavadeiras nos estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro,  Espírito Santo e Santa Catarina beneficiando 197 municípios.
Alagoas debate políticas de Ater
Nesta terça-feira (13), mesmo dia em que o MDA entrega as retroescavadeiras em Alagoas, também estará acontecendo a Conferência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), no hotel Ouro Branco, em Maceió (AL). Mais de 160 pessoas participam do evento. A ideia é sistematizar e validar propostas para as políticas de Ater identificadas durante as sete conferências territoriais realizadas em fevereiro. Ainda no evento, ocorrerá a eleição de 15 delegados alagoanos que participarão da 1ª Conferência Nacional de Ater - CNATER, prevista para 23 a 26 de abril, em Brasília, onde será debatida a Lei Nacional de Ater.
O delegado federal do MDA de Alagoas, Gilberto Coutinho, apontou a Ater como um investimento estratégico para a soberania alimentar e nutricional do país. “As implicações vão desde a saúde pública até a econômica. O Brasil é um grande produtor de alimentos para o mundo e deve valorizar o segmento responsável por essa produção", disse.
Agricultura familiar em Alagoas
Cerca de 325 mil pessoas trabalham nos mais de 111,7 mil estabelecimentos da agricultura familiar em Alagoas, segundo dados do Censo Agropecuário de 2006. Esse contingente representa cerca de 72% da mão de obra ocupada no campo naquele estado. A agricultura familiar é responsável por 28% do valor bruto da produção alagoana e domina a produção de alguns itens. Saem das terras dos agricultores familiares, por exemplo, 100% do café arábica produzido em Alagoas, 92% do feijão, assim como 88% do milho em grão e 92% da mandioca.
Municípios beneficiados com retroescavadeiras:
1. Água Branca
2. Belo Monte
3. Cacimbinhas
4. Campo Grande
5. Coité do Noia
6. Craíbas
7. Feira Grande
8. Girau do Ponciano
9. Inhapi
10. Junqueiro
11. Lagoa da Canoa
12. Limoeiro de Anadia
13. Major Isidoro
14. Maragogi
15. Mata Grande
16. Monteirópolis
17. Olho d'Água Grande
18. Olivença
19. Ouro Branco
20. Pão de Açúcar
21. Periconha
22. Poço das Trincheiras
23. Porto Calvo
24. Santana do Ipanema
25. Santana do Mundaú
26. São José da Laje
27. São Luís do Quitunde
28. São Sebastião
29. Senador Rui Palmeira
30. Taquarana
31. Traipu
Nota do Blog: Perguntar não ofende, ou pelo menos não deveria. Será que que essas Retroescavadeiras vão chegar por aqui, em nosso RN? Tomara. Alô Secretário Betinho Rosado, dê uma mãozinha homem de Deus.

Nenhum comentário: