sábado, 3 de março de 2012

Embrapa capacitará técnicos do Senar em tecnologias sobre ovinos de corte
A Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral-CE) iniciará em março uma capacitação continuada sobre tecnologias em ovinocultura de corte para 30 técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). O curso atende à cooperação técnica firmada entre Embrapa, Senar e Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) visando treinar os técnicos para que eles atuem como multiplicadores em arranjos produtivos de diferentes regiões do país, colaborando para a inserção dos produtores no mercado.

O primeiro módulo, referente a diagnóstico e implantação do sistema de produção de ovinos de corte, trará os técnicos à sede da Embrapa Caprinos e Ovinos para o aprendizado em temáticas como planejamento estratégico participativo, utilização de recursos hídricos, produção de alimentos, instalações, comercialização e mercado, que serão debatidas em palestras e atividades práticas, como visitas a campos experimentais e propriedades rurais na região de Sobral.

O plano de trabalho firmado para a capacitação prevê outros dois módulos durante 2012, sobre as etapas de Cria – com informações sobre pré-monta, estação de monta, gestação, parto e nascimento a desmama – e de Recria e Terminação - que abordará doenças, manejos sanitário e nutricional, terminação de cordeiros, avaliação de carcaças e viabilidade técnica e econômica dos sistemas de produção. As aulas teóricas e práticas serão gravadas e o material didático disponibilizado para os técnicos.

Segundo o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Unidade, Selmo Fernandes, a experiência em capacitações continuadas, como a ofertada para técnicos do Sebrae pelo projeto Integrar, traz à equipe da Unidade uma base para novas iniciativas com modalidades de treinamento e, principalmente, para o funcionamento da futura residência zootécnica, já em construção na Unidade. “Os técnicos capacitados nos treinamentos anteriores nos forneceram um retorno positivo para promovermos melhorias na metodologia e na didática dos treinamentos”, afirmou Selmo.

Nenhum comentário: