terça-feira, 20 de março de 2012

Comitiva baiana se reúne com o ministro Pepe Vargas e trata de estiagem

Comitiva baiana se reúne com o ministro Pepe Vargas e trata de estiagem
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, reuniu-se na manhã desta quinta-feira (15) com uma comitiva baiana integrada pela senadora Lídice da Mata, deputados federais e prefeitos dos municípios de Andaraí, Itaetê e Ibiquera, na Chapada Diamantina (BA). Na reunião, a comitiva manifestou preocupação com os efeitos da seca sobre a produção dos agricultores familiares da região e pediram o auxílio do MDA.
Entre as medidas solicitadas pela comitiva estão a liberação de um crédito emergencial, o investimento em sistemas de abastecimento de água nos municípios da Chapada Diamantina e a adoção de medidas alternativas para a alimentação do gado que sobreviveu à seca.
“O Rio Paraguaçu é a mais importante bacia existente na Bahia, e a Chapada  Diamantina é a região com maior manancial hídrico do estado. Apesar disso tudo, a população local sofre pela falta de abastecimento de água”, observou a senadora Lídice da Mata.
Uma preocupação dos prefeitos é com o recebimento do garantia-safra, seguro que cobre as perdas na produção ocasionadas por intempéries climáticas, como é o caso da seca. “Mas para ter direito a receber o seguro o município deve informar a perda, e até o momento apenas dez municípios da região registraram a perda até o momento”, destacou a coordenadora do Garantia-Safra no MDA, Dione Freitas.
O ministro ouviu atentamente as demandas levadas pela comitiva e ressaltou que algumas ações precisam ser executadas de forma articulada com outros ministérios. “No âmbito do MDA, todos os instrumentos legais disponíveis serão utilizados para apoiar os agricultores da região”, assegurou o ministro Pepe Vargas, após a reunião.
Além da senadora Lídice da Mata, também integraram a comitiva baiana os prefeitos de Andaraí, Wilson Cardoso, de Itaetê, Admar Matoso, e de Ibiquera, Rildo Cleber, além dos deputados federais Walmir Assunção, Afonso Florence e Amauri Teixeira.
 

Nenhum comentário: