sábado, 3 de março de 2012

Morada Nova (ovelha)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Morada Nova é uma raça de ovelha desenvolvida na região nordeste do Brasil, principalmente no município de Morada Nova no Ceará, com as características de não possuir , predominantemente mochos e possuírem couro de boa qualidade. No início o denominação era "carneiro deslanado do nordeste" mas este nome não foi mais usado. Internacionalmente é chamada de "Brazilian Woolless".
A raça se adapta bem a regiões quentes e com pouca comida,além de se adaptar fácil,come folhas secas e ramos seco e se satisfaz rápido. Não possui lã ,e sua carne é de boa qualidade,e é bem macia ,e procurada em muitos restaurantes de todo o brasil.São animais de poucas altura ,mais animais parrudos, sua cor varria desde um vermelho mais escuro até um mocho mais claro.
Os animais da raça que são P.O(puro de origem)os machos chegam a pesar até 40kg, e as fêmeas chegando até 30kg[1].São animais rústicos.São animais pra criadores que não querem gastar com ração.Originaria do Município de Morada nova.Dessa raça também se originou outra raças,e a mais conhecida é a Santa Inês.
Acredita-se que a origem é africana, e uma das que mais se assemelham é a Sahel, porém na sua formação pode ter contribuído também a Somalis e outras raças crioulas brasileiras. Foi usada na formação da raça Santa Inês.

Nenhum comentário: