segunda-feira, 5 de março de 2012

Rede Brasil Rural é tema de encontro na Comissão de Agricultura do Senado

Rede Brasil Rural é tema de encontro na Comissão de Agricultura do Senado

A secretária executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Márcia Quadrado, foi nesta sexta-feira (02) à Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal para dar detalhes e tirar dúvidas sobre a Rede Brasil Rural (RBR). A sessão, chefiada pelo presidente da Comissão, senador Acir Gurgacz (PDT-RO), contou ainda com a participação do secretário de Desenvolvimento Territorial (SDT) do MDA, Jerônimo Rodrigues, e do coordenador da Rede Brasil Rural, Marco Antonio Viana Leite.
Durante a sessão, a equipe do MDA explicou o que é a Rede Brasil Rural, como funcionará e quais serão seus maiores benefícios para os agricultores familiares. O evento, transmitido pela TV Senado, contou ainda com a participação de espectadores, que enviaram perguntas por meio do Twitter.
O senador Acir Gurgacz ressaltou a importância da agricultura familiar para o Brasil. O setor é responsável por nada menos que 10% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, 40% do valor bruto da produção agrícola do país, e por empregar mais de 70% da mão de obra no campo. O senador aproveitou para frisar a importância das ações do MDA e do Ministério da Agricultura para o desenvolvimento da agricultura familiar frente à forte concorrência que seus produtos enfrentam nos mercados doméstico e internacional. “A atuação do MDA serve para equilibrar o mercado, dominado por grandes grupos agrícolas nacionais”, pontuou.
A secretária executiva do MDA, Márcia Quadrado, frisou a importância da agricultura familiar no país e da Rede Brasil Rural para os agricultores familiares. “A agricultura familiar tornou-se uma referência no Brasil, inclusive perante outros países. O setor se desenvolveu muito na última década, o que é resultado de um conjunto de políticas públicas”, disse. Dentre estas, uma das mais importantes é justamente a RBR. “A Rede Brasil Rural é uma grande plataforma, que facilitará o acesso de agricultores a insumos e de clientes a produtos da agricultura familiar”, afirmou. Márcia pontuou ainda que a Rede conta com importantes parceiros, como o BNDES, os Correios e associações do setor privado.
A RBR, portal que funcionará no site do MDA, liga os produtores a seus fornecedores e clientes. Por meio do portal, as cooperativas e associações cadastradas poderão fazer compras coletivas de insumos, máquinas e equipamentos. O maior volume de compras visa a garantir preços menores, barateando assim o custo de produção dos agricultores. As compras serão financiadas por meio de cartões fornecidos pelo BNDES, que liberará o crédito para as operações.
O coordenador da RBR, Marco Antonio Viana Leita, informou que o portal contará com o Armazém Virtual, uma loja onde ficarão expostos os produtos da agricultura familiar. Os clientes poderão acessar a rede e fazer os pedidos diretamente por este canal. Toda a entrega destes produtos será feita pelos Correios. A parceria ajuda a resolver uma dos grandes desafios que a agricultura familiar enfrenta hoje: a dificuldade logística de entregar seus produtos Brasil afora.  “Por meio da Rede, um hotel poderá, por exemplo, acessar o mapa de ofertas e ver onde o produto que ele deseja é feito, e então encomendá-lo”, esclareceu Marco Antonio.
O coordenador destacou ainda a importância da ferramenta no contexto do Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE), que prevê que escolas públicas com acesso a recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) comprem ao menos 30% dos produtos utilizados na merenda escolar de fornecedores da agricultura familiar. Por meio da RBR, os gestores das escolas fazem chamadas públicas, que serão acessadas pelos agricultores.
“A RBR representa todo um esforço de para ligar a oferta e a demanda de produtos”, avaliou Jerônimo Rodrigues, da SDT. Ele garantiu ainda que a Rede procura monitorar a qualidade, quantidade e regularidade na oferta dos produtos. Jerônimo também acrescentou que os agricultores familiares de diferentes estados estão sendo capacitados pelo MDA para operar no ambiente da Rede.
A ferramenta entrará em operação no dia 6 de março. Hoje, podem participar apenas cooperativas e associação que têm a Declaração de Acesso ao Pronaf (DAP Jurídica). Até o momento, das cerca de duas mil organizações que possuem o documento, mais de 250 já se cadastraram. O plano é expandir esse número no decorrer do ano, conforme a Rede for lançada em todas as regiões do país.
O lançamento oficial da ferramenta, ocorrido em dezembro do ano passado em Porto Alegre, contou com a presença da presidenta Dilma Rousseff e do ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence. A RBR será lançada ainda no Norte, no dia 16 deste mês, em Roraima, além do Nordeste.
As duas mil organizações com DAP Jurídica congregam aproximadamente 600 mil famílias de agricultores familiares. Assim que todas operarem na Rede, os benefícios serão levados a milhões de pessoas. O objetivo do ministério é, no futuro, ampliar o acesso à rede, fazendo com que a maioria dos 4,3 milhões de estabelecimentos da agricultura familiar no país participem, direta ou indiretamente, da ferramenta.

Nenhum comentário: