terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Territórios Digitais-A Longa Espera

SDT estabelece metas para o projeto Territórios Digitais em 2012

Foto: Divulgação/MDA

SDT estabelece metas para o projeto Territórios Digitais em 2012
06/02/2012 06:56
Ampliar a ação estratégica dos Territórios Digitais voltada para o Plano Brasil Sem Miséria e para o fortalecimento da rede rural e dos colegiados territoriais, consolidar os Territórios Digitais como estratégicos na política de desenvolvimento rural e fortalecer a presença nos estados através das delegacias. Estas são as metas estabelecidas pela Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SDT/MDA) para o Projeto Territórios Digitais em 2012.
“O MDA entende que prover cidadania para o meio rural requer, incondicionalmente, a integração das tecnologias de informação e comunicação disponíveis a todas e todos”, destacou o secretário de Desenvolvimento Territorial, Jerônimo Rodrigues.
Executado atualmente pela SDT/MDA com vários parceiros, o projeto Territórios Digitais consiste na implantação de Casas Digitais – espaços públicos e gratuitos com acesso a computadores e internet – em assentamentos, escolas agrícolas, comunidades tradicionais, sindicatos e Casas Familiares Rurais.
Criado em 2008 como parte do Programa Territórios da Cidadania, o projeto tem como objetivo disponibilizar acesso às tecnologias digitais de informação e comunicação para aprimorar os processos de gestão da produção; o controle social das políticas públicas; o acesso à informação e a formação de rede de troca de experiências.
De acordo com o secretário, até o início de 2012, o projeto Territórios Digitais já havia entregue às comunidades rurais 122 casas digitais, em 46 territórios dos 120 Territórios da Cidadania existentes. A meta atual é garantir a articulação necessária para garantir a implantação de 2.016 casas digitais do programa Telecentros.BR, além de estabelecer outras parcerias nos estados e municípios, buscando viabilizar a implantação de outras casas digitais pelo país.
Rossana Moura, coordenadora do Territórios Digitais, enfatiza que o projeto sempre teve o reconhecimento de todos os ministérios e recebeu também um grande apoio dos movimentos sociais. “O momento atual reforça cada vez mais a importância da inclusão digital no campo, que deve ser tratada sempre em paralelo com o MDA”, afirma.


Saiba mais

Territórios Digitais
Territórios Digitais é um projeto de inclusão digital do MDA, executado pela SDT, com foco na implantação de telecentros – chamados de Casas Digitais – e na conexão das comunidades rurais e tradicionais dos municípios integrantes do Programa Territórios da Cidadania e do Plano Brasil sem Miséria.
Sua proposta abarca ações como universalizar oportunidades e transformar a realidade das diferentes regiões do país; oferecer acesso às tecnologia digitais de informação e comunicação; integrar essas tecnologias às atividades educacionais, culturais, produtivas e comerciais da comunidade; contribuir para a troca de experiências entre localidades e possibilitar o acesso a serviços virtuais dos governos federal, estaduais e municipais.

Casas Digitais
São espaços públicos localizados nos Territórios da Cidadania, que oferecem acesso comunitário a computadores e internet, gratuito a assentados (as) da reforma agrária, agricultores (as), comunidades quilombolas, indígenas e ribeirinhas, residentes dos municípios localizados nos Territórios da Cidadania e incluídos no Plano Brasil sem Miséria.

Telecentro.BR
O Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital nas Comunidades – Telecentros.BR é uma ação do governo federal de apoio à implantação de novos espaços públicos e comunitários de inclusão digital e o fortalecimento dos que já estão em funcionamento em todo o território.
São disponibilizados equipamentos de informática e mobiliário necessários ao funcionamento dos telecentros, serviços de conexão em banda larga à internet, assim como a formação e bolsas de auxílio financeiro para monitores atuarem como agentes de inclusão digital. Esses monitores bolsistas participam de um curso de formação e atendem as comunidades dos telecentros.
Nota do Blog: Vale salientar que que a casa digital  da Comunidade de Pelo Sinal II em Fernando Pedroza, está a espera a mais de 1 ano. O Delegado do MDA em uma reunião do PRODECENTRO  na cidade de Lajes, prometeu que seriam instaladas no início de 2012 alegando falta de recursos. Estamos aguardando Delegado. E vamos sempre cobrar.


Nenhum comentário: