domingo, 19 de fevereiro de 2012

Frutas e hortaliças são aliadas para uma alimentação saudável no Carnaval 
No período que antecede o feriado do Carnaval, é comum as pessoas preocuparem-se em ter uma alimentação saudável para garantir a boa forma na hora de desfilar nos blocos e nas avenidas.

Embora uma alimentação balanceada, com hortaliças presentes no cardápio, seja recomendada para qualquer época do ano, em situações de alto gasto de energia, como é o caso da folia carnavalesca, ela garante benefícios extras para o organismo ao evitar a desidratação e a intoxicação.
Especialista em Ciência dos Alimentos, a pesquisadora Patrícia Carvalho, da Embrapa Hortaliças (Brasília-DF), recomenda o consumo de hortaliças porque são leves, nutritivas e de fácil digestão. “As pessoas que festejam o Carnaval acabam perdendo água e sais minerais por meio da transpiração e, como a maioria das hortaliças possuem cerca de 90% de água e são ricas em minerais, elas colaboram com a reposição do que foi perdido”, explica.
Porém, há modos de preparo que prejudicam as propriedades nutricionais das hortaliças. A pesquisadora alerta que as hortaliças devem ser preferencialmente consumidas cruas, cozidas ou batidas com sucos. Quando se frita uma batata, por exemplo, o excesso de gordura prejudica o organismo que, devido ao desgaste físico e ao provável consumo de bebida alcoólica, já se encontra debilitado.
Por falar em batata, essa hortaliça (e outras como mandioquinha-salsa, batata-doce e cará), por ser rica em carboidratos e de fácil digestão, pode ser uma boa aliada do folião que necessita repor o gasto energético. Frutas como melancia, melão e morango e hortaliças folhosas, como alface, rúcula e agrião, que são alimentos ricos em água, colaboram com a hidratação do organismo.
Para desintoxicar o organismo, depois do término da festa popular, as brássicas como couve e brócolis são indicadas porque possuem componentes que auxiliam o organismo a produzir enzimas detoxificantes. A pesquisadora Neide Botrel, da Embrapa Hortaliças, também inclui neste rol a cenoura. “Ela ajuda a alcalinizar o estômago e contribui para a desintoxicação”, esclarece.
Ricas em fibras, vitaminas e minerais, as frutas e hortaliças devem estar na programação do Carnaval para garantir aos foliões e passistas uma festa cheia de saúde e de bem-estar.

Nenhum comentário: