quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Programa Domingo Rural

Á exemplo de muitos municípios no semiárido nordestino, o município de Queimadas registrou um ano de muitas chuvas com poucos lucros. Durante meses iniciais de 2011 o município registrou chuvas e em seguida longo perídio de estiagem, o que fez com que a agricultura registrasse perdas no plantio. No final do mês de abril iniciou-se grandes e ininterruptas chuvas que mantiveram o solo excessivamente molhado sem permitir o plantio de culturas em razão dos solos encharcados o que fez com que o ano registrasse perdas quase completas.
O tema foi evidenciado no Programa Domingo Rural do domingo(1º de janeiro) a partir de entrevistas feitas com agricultores e agricultoras componentes associados do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Queimadas e lideranças de associações de agricultores daquele município transitório de Agreste e Cariri.
Antônio João da Silva, Antônio Tavares, é agricultor residente no Sítio Catolé, dialogou com Stúdio Rural e falou sobre o trabalho de estruturação de unidades rurais que vem sendo feito em todo o município numa parceria das famílias, associações e ... Clique e leia.
 
03/01/2012-20h05

As avaliações 2011 são positivas pelo fato de terem sido firmados grandes convênios com o MDA, com a Petrobras tem sido articulado as novas produções de cultivares testadas e adaptadas a região, e isso é muito importante para o desenvolvimento da região Nordeste como um todo.
A afirmativa é do gerente da Embrapa Transferência de Tecnologias, escritório de Campina Grande, Daniel da Silva Ferreira(foto), ao participar do Programa Domingo Rural deste domingo(01/01) fazendo um balanço das ações 2011 na parceria com empresas e órgãos do governo federal além das ações com entidades sociais da agricultura familiar e governos locais. “Na verdade em 2011 a gente teve uma experiência na questão da batatinha onde foram trazidas algumas cultivares da Embrapa e elas foram testadas aqui na região, algumas tiveram um excelente desempenho, outras não, mas como era um teste de validação, serviu para que ... Clique e leia.
03/01/2012-17h11

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Barra de São Miguel, Cariri Oriental paraibano, inaugurou no dia 18 de dezembro último em evento festivo que contou com participação de representações de sindicatos de trabalhadores rurais de diversos municípios da região, representações da Central Única dos Trabalhadores, CUT-PB, prefeitos e vereadores que fizeram uso da palavra evidenciando o fortalecimento que os sindicatos vêm registrando e ao mesmo tempo sobre o fortalecimento da agricultora familiar em todo o estado e região.
Domingo Rural participou acompanhando as atividades e evidenciou na edição do último domingo(01/01) através das emissoras parceiras conversando com o representante da CUT-PB, Luiz Silva; presidente daquele sindicato, José Bezerra Sobrinho, Catula; agricultor familiar e ... Clique e leia.
03/01/2012-16h04

Representações de sindicatos de trabalhadores rurais do Estado da Paraíba, em reunião promovida pela CUT-PB, Central Única dos Trabalhadores do estado da Paraíba, colocaram como tema o papel dos sindicatos enquanto instrumento de luta transformadora em benefício dos trabalhadores rurais e da agricultura familiar paraibanos e chegaram a conclusão de que historicamente esse movimento tem sido o principal instrumento de luta do segmento e ao mesmo tempo colocaram como ponto de pauta o surgimento de um novo segmento sindical que se propõe ser também instrumento de luta da categoria denominado SINTRAF, Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar e que, no entender dos representantes dos STRs, o novo sindicato só viria fragilizar a categoria já que representaria divisa no segmento da agricultura familiar o que fez com que a categoria pedisse o não reconhecimento e a não filiação por parte do CUT.
Para o presidente da CUT-PB, Luiz Silva, disse que  a proposta seria instrumento de divisão e fragilização da categoria camponesa. “Porque enquanto o agronegócio está ... Clique e leia.
03/01/2012-15h07

Mais de 25 mil caminhões de lenha são utilizados durante o ano pelas indústrias ceramistas da região do Seridó do Rio Grande do Norte, polarizadas pelo município de Parelhas, tradicional produtor de telhas e tijolos destinados ao processo de construções residenciais, dentre outras, de diversos estados nordestinos.
Essa é a conclusão chegada em encontro de lideranças de organizações diversas da Paraíba e Rio Grande do Norte que participaram de mais um encontro na cidade de Cuité, Curimataú paraibano, para discutir a madeira enquanto instrumento de ampla valorização e necessidade para fomentar o funcionamento de diversas indústrias ceramistas dentre outras indústrias de diversos estados nordestinos, dentre eles o RN que, só na região do Seridó Potiguar, contabiliza 58 indústrias ceramistas que juntas consomem anualmente entre cerca de 27 mil caminhões de lenha.
Esses números foram repassados pelo presidente da Associação dos Ceramistas do Rio Grande do Norte, Olavo Pereira Dantas, que participou do encontro em Cuité e foi entrevistado do Programa Domingo Rural do domingo(25/12) fazendo uma síntese da ...  Clique e leia.
30/12/2011-00h58

Sindicatos de trabalhadores rurais participaram de um encontro promovido pela Central Única dos Trabalhadores do Estado da Paraíba, CUT-PB, no município de Conde, em evento que aconteceu no último dia 20 e contou com representante do MDA e da CUT nacional proferindo palestras falando sobre acesso as políticas públicas dos trabalhadores rurais no âmbito do MDA e análise de conjuntura nas relações dos sistemas dos STRs, Fetags, Contag, Fetrafs se Sintrafs.
Stúdio Rural participou do encontro, conversou com representações diversas sobre a importância do encontro e detalhes trabalhados no evento a exemplo do presidente da CUT-PB, Luiz Silva que disse que a entidade tem a necessidade de dialogar com todos os segmentos e que o setor da agricultura familiar tem ... Clique e leia.
 
29/12/2011-08h50

Extensionistas rurais da Emater-RN na Região Oeste do Rio Grande do Norte estão capacitados para orientar agricultores familiares a desenvolver o cultivo da mamona em treinamento durante este mês no Centro de Treinamento da instituição (Centern), no município de São José de Mipibu.
Segundo o assessor da Emater-RN, Antônio Sales, o curso é a fase inicial do projeto que prevê o cultivo da oleaginosa a ser utilizada na produção de biodiesel, que a compra da produção será garantida pela Petrobras, mediante convênio assinado com aquela empresa de extensão, vinculada à Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape) e que a programação consta de aulas teóricas e práticas sob a responsabilidade de extensionistas rurais da Emater-RN, técnicos da Embrapa e Emparn, além de facilitadores da Petrobras.
Sales informou que entre outros temas da capacitação, constam: Aspectos gerais sobre ... Clique e leia.
28/12/2011-21h38

Entidades de pesquisas, de financiamento e desenvolvimento, instituições ambientais, organizações não governamentais e representações de empresas ceramistas do Rio Grande do Norte partiticiparam de um encontro de intercâmbio no município de Cuité-PB em área de assentamento que trabalha o Manejo Florestal Sustentável e Comunitário que é desenvolvido por famílias agricultoras através de assessoramento da ONG paraibana SOS Sertão e financiamento do Serviço Florestal Brasileiro, órgão do Ministério do Meio Ambiente.
O encontro aconteceu no dia 14 de dezembro no Assentamento Brandão e contou com participação de representações do INCRA-RN; BNB do RN e PB; IDEMA, Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN; EMPARN, Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN; ONG paraibana SOS Sertão e Associação dos Ceramistas do RN com sede em Parelhas-RN e objetivou ... Clique e leia.
27/12/2011-21h34

Os Programas Um Milhão de Cisternas e Uma Terra e Duas Águas registraram amplo aumento nas ações da agricultura familiar do Pólo Sindical da Borborema durante o ano de 2011 o que fez com que dezenas de famílias intensificassem a capacidade de produção para a segurança alimentar da família e colocassem à venda os produtos excedentes para mercados diversos, melhorando a capacidade econômica das famílias agricultoras das microrregiões semiáridas Agreste, Curimataú e brejo.
A opinião é do representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Casserengue, Raniere Martins da Silva, que é componente do Pólo Sindical e das Organizações da Agricultura Familiar da Borborema que foi entrevistado no Programa Domingo Rural do domingo 11 deste mês falando sobre ações naquele município e outros municípios da região. “É porque muitas coisas conseguiram avançar e esse ... Clique e leia.
26/12/2011-19h22

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), através da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário na Paraíba (DFDA-PB), entregará a partir de março do próximo ano, retroescavadeiras para 42 municípios paraibanos.
A inforação é do assessor de comunicação da DFDA-PB, Danilo Luna, justificando que cada prefeitura receberá uma máquina, que a ação e que faz parte da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC 2, vai facilitar o escoamento da produção de milhares de agricultores familiares paraibanos.
Luna informou que para a delegada federal do desenvolvimento agrário no estado, Giucélia Figueiredo, a entrega desses equipamentos possibilitará a solução de um dos principais problemas da produção rural, que é o escoamento dos produtos agrícolas; garantindo dessa forma melhores alternativas de ... Clique e leia.
26/12/2011-19h04

As atividades rurais desenvolvidas pelas famílias de agricultores e agricultoras agroecológicos do Compartimento da Borborema fecha o ano de 2011 com resultados positivos já que além de estarem enriquecidas com as tecnologias adaptadas a nossa região, estão a cada dia com os produtos mais próximos dos consumidores através dos espaços e feiras agroecológicas espalhadas pelas cidades diversas de todo o compartimento e em cidades de microrregiões.
A afirmativa é do coordenador da comissão de cultivos agroecológicos do Pólo da Borborema e diretor do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município de Remígio, no Curimataú, Francisco Antonino da Silva, Chiquinho(foto).
Ele conversou com nossa equipe e, ao participar de recente Programa Universo Rural e no Programa Domingo Rural do último dia 11 faz um balanço das ações 2011 garantindo que em ... Clique e leia.
25/12/2011-19h58

Estamos concluindo nosso trabalho coroado de êxitos, pois tudo aquilo que foi planejado durante o ano passado para o início deste ano nós chegamos no final do ano com as conclusões todas com êxito e então a gente sai gratificado com o ano de 2011 com esperança de que 2012 seja um ano melhor com mais trabalho e mais desenvolvimento para o homem do campo.
O comentário é do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Barra de Santana, Paulo Medeiros Barreto, entrevistado no Programa Domingo Rural do domingo Rural 18 de dezembro fazendo um balanço das ações desenvolvidas no decorrer deste ano e ao mesmo tempo falando sobre perspectivas a serem trabalhadas no decorrer de 2012 além de tecer críticas ao executivo municipal por entender que a secretaria municipal de agricultura deveria desempenhar atividades com intensidade capaz de fortalecer a pecuária do município que já é tido como uma das principais bacias leiteiras da região.
Cursos, seminários e dias de campo foram desenvolvidos durante o ano para mostrar alternativas capazes de ... Clique e leia.
25/12/2011-16h23

Capacitações com trocas de experiências, encontros, intercâmbios de conhecimentos e amplo acompanhamento técnico fizeram com que a agricultura agroecológica na região do Coletivo Regional do Caririr, Seridó e Curimataú fechem o ano com acentuado crescimento com ênfase especial para a pecuária que tem tido crescimento permanente em períodos quentes já que a prática com o plantio de culturas forrageiras e feitio de silos no armazenamento de forragens e o processo de fenação vem proporcionando essas condições.
A afirmativa é do agricultor pecuarista Francinaldo de Albuquerque Couto, residente no município de Olivedos, que ao participar do Programa Domingo Rural do domingo(11//12) falou sobre o conjunto das ações estruturadoras e transformadoras que vêm sendo trabalhadas pelas entidades do Coletivo que recebem assessoramento da ONG Patac através de projetos parceiros como o Água no Semiárido patrocinado pela Petrobrás através do ... Clique e leia.
Saudações
 
Antônio Tavares, agrotécnico comunicador rural, radialista e jornalista
 

Nenhum comentário: