sábado, 4 de fevereiro de 2012

Grande rede de supermercados adota o Selo da Agricultura Familiar em marcas próprias

Fotos: Andrea Farias / MDA

Grande rede de supermercados adota o Selo da Agricultura Familiar em marcas próprias
03/02/2012 06:22
Os produtos da agricultura familiar mais uma vez ganham reconhecimento nacional. Ao longo de 2012, as gôndolas de todos os supermercados do Grupo Pão de Açúcar espalhados pelo país vão ofertar aos consumidores quatro tipos de produtos de marcas próprias com o Selo de Identificação da Agricultura Familiar (Sipaf) em suas embalagens.
A permissão concedida na última semana pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário  (MDA), por meio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF/MDA) é parte do Acordo de Cooperação Técnica firmado em 2011 entre o MDA, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e o Grupo Pão de Açúcar no âmbito do Plano Brasil Sem Miséria. O objetivo do acordo é ampliar a oferta de produtos da agricultura familiar, povos e comunidades tradicionais nos mercados privados e na rede varejista.
O diretor do Departamento de Geração de Renda e Agregação de Valor da SAF/MDA, Arnoldo de Campos, ressalta que existem muitas vantagens para o consumidor que adquire um produto com o selo. “O consumidor vai poder identificar a origem do produto, vai saber que por trás desse produto tem o trabalho de uma família do campo. Essa informação é importante quando ele escolher o que comprar. Essa ação está dentro da estratégia do MDA de fortalecer a identidade social da agricultura familiar perante os consumidores e divulgar a presença significativa da agricultura familiar no mercado”, destaca Campos.
 
Esta é a primeira vez que o setor varejista utiliza o Sipaf em produtos de marca própria. São quatro produtos: beterraba , brócolis e cenoura, todos em conserva, produzidos de maneira orgânica pela Associação dos Agricultores Ecológicos das Encostas da Serra Geral (Agreco), no Sul de Santa Catarina, e o palmito de pupunha - da Cooperativa dos Produtores de Palmito do Baixo Sul da Bahia (Coopalm).
Os produtos são das marcas Qualitá e Taeq e estarão disponíveis para venda nos minimercados supermercados e hipermercados do Extra e Pão de Açúcar e no Assaí Atacadista. Além disso, os pedidos poderão ser feitos pelo site delivery do Pão de Açúcar, no endereço www.paodeacucar.com.br. Atualmente, o grupo já comercializa produtos com o uso do selo. É o caso das geleias de umbu e maracujá da caatinga, fabricadas pela Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudo, Uauá e Curaçá (Coopercuc), da Bahia.
“O grupo mais uma vez ratifica seu papel de empresa cidadã e assina o primeiro acordo no varejo com o MDA através da compra e distribuição de produtos advindos da agricultura familiar. Este é um importante passo no apoio ao combate à Miséria no Brasil”, enfatiza Hugo Bethlem, vice-presidente da Companhia.
Para o diretor de Relações Corporativas e Responsabilidade Socioambiental do Grupo Pão de Açúcar, Paulo Pompilio, a identificação por meio do selo vai valorizar os produtos do setor. “Vamos disponibilizar para o consumidor algo extremamente diferenciado, com qualidade. O selo reforça todo o histórico dos produtos com origem na agricultura familiar brasileira”, destaca o diretor.
Confiança para o consumidor
Depois que aderiu ao Selo de Identificação da Agricultura Familiar (Sipaf), em junho do ano passado, a Cooperativa dos Produtores de Palmito do Baixo Sul da Bahia (Coopalm) conquistou mais visibilidade diante das grande redes de varejo do país. “Além de garantir um diferencial competitivo da produção agrícola familiar, o Sipaf potencializa o escoamento da produção agregando valor ao produto. O resultado é mais uma conquista em prol da justa distribuição de renda”, avalia Santos.
Hoje, os palmitos de pupunha produzidos pelos 548 cooperativados chegam a 18 estados brasileiros e ao Distrito Federal. Nas gôndolas de um grande mercado da capital do país, distante mais de 1,4 mil quilômetros do ponto de distribuição da cooperativa baiana, consumidores aprovam a identificação da origem do produto.
“Acredito que o selo valoriza o trabalho dos pequenos produtores, pois no momento da compra podemos optar por adquirir um produto da agricultura familiar e contribuir com o incremento da renda dessas pessoas”, comenta a publicitária Adriana Mercadante, 42 anos, que levou para casa o pote de palmito certificado.
O prestador de serviços Marcelo Ferreira Gomes, compartilha a opinião. “A ideia (do Sipaf) é boa, incentiva a criação de empregos e gera renda. A ideia que eu tenho é que os alimentos cultivados em pequenas propriedades têm mais qualidade, porque não é feito em larga escala. Eu confio mais na qualidade dos produtos certificados”, opina.
Em 2011, o Pão de Açúcar comercializou cerca de 60 mil unidades dos dois grupos de produtos com o Sipaf expostos nas prateleiras dos supermercados do grupo. Agora, com o acordo, a rede amplia para seus consumidores as possibilidades de compra de produtos da agricultura familiar certificados.
Inclusão social
Criado em 2009 pelo MDA, o Sipaf identifica os produtos de origem majoritária da agricultura familiar, o que amplia a visibilidade de empresas e de empreendimentos que promovem a inclusão econômica e social dos agricultores familiares e geram mais empregos e renda no campo. Atualmente, 380 permissões foram concedidas para uso do selo em todo o Brasil, beneficiando 128 cooperativas e associações e 22 empresas que, juntas, representam mais de 75 mil agricultores familiares. São 3206 produtos certificados, como doces, geleias, leite, requeijão, queijo, castanhas, barra de cereais, mel entre outros.
O uso do Sipaf é de caráter voluntário e representa um sinal identificador de produtos, cujo objetivo é fortalecer a identidade social da agricultura familiar perante os consumidores, e informar e divulgar a presença significativa da agricultura familiar nos produtos.

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