domingo, 4 de setembro de 2011

Notícias do PRODECENTRO-Abelhas Geneticamente...

Empaer busca tecnologia para implantar centro de apicultura com abelhas geneticamente melhoradas


A intenção é criar um Centro de Apicultura, no município de Acorizal (62 km ao Norte de Cuiabá), para produzir e fornecer aos produtores abelhas rainhas livres da doença. Bosco explica que a enfermidade aparece antes do nascimento da larva, causando a morte dentro da célula. Para combater é necessário encontrar abelhas com características genéticas contendo dois genes: um para desopercular (destampar) a célula e outro para remoção da larva morta. "Não é todo enxame que possui essas características, é necessário substituir a rainha para criar defesa contra a doença", enfatiza Pereira.

Outra preocupação do biólogo é a falta de informação dos apicultores que estão adquirindo rainhas de outros estados sem procedência, ou seja, correndo o risco de importar abelhas contaminadas com a podridão da larva. A doença é provocada por uma bactéria que produz esporos com resistência as intempéries climáticas. Os maiores focos foram encontrados nos Estados Unidos e Argentina. Para implantação do Centro de Apicultura serão selecionadas as rainhas sadias, multiplicadas e distribuídas para os produtores. "Nós estamos nos organizando e buscando recursos para implantação do Centro de Apicultura", fala João Bosco.

Conforme dados de 2008 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Estado de Mato Grosso possui 1.200 apicultores com uma produção de 500 toneladas de mel por ano, com aproximadamente 280 apiários e 3.435 colmeias com uma produção de 20 quilos de mel por caixa. Pereira comenta que uma colmeia produz em média 30 quilos de mel por ano. Ele destaca que na região do Pantanal a produtividade duplica. E com a instalação de colmeias nos galhos das árvores, suspensas a uma altura de dois metros do chão, penduradas por arames, espera colher 50 quilos de mel/ano/colmeia.

A Empaer, em parceria com a Organização Não Governamental (ONG) Eco Três e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) estão implantando um projeto para instalação de apiários e recuperação da mata ciliar nas comunidades de pescadores e indígenas na região Sul do Pantanal, nos municípios de Santo Antônio de Leverger e Barão de Melgaço. O projeto pretende atender cem famílias que vivem da pesca dando oportunidade em ter outra fonte de renda, principalmente no período da piracema. O projeto começou há 20 dias e já implantaram sete colmeias, na comunidade Barranco Alto em Santo Antônio.

TECNOLOGIA

O Projeto de Melhoramento da Apicultura no Estado do Rio Grande do Norte é desenvolvido há seis anos. O projeto pró-rainha desenvolvido para melhorar a qualidade do material biológico disponível na região, selecionando rainhas de abelhas africanizadas para aumentar a produção de mel, seleção para resistência a doenças, redução da agressividade e incentivar a melhoria no manejo e qualidade do material apícola.

Durante uma semana (de 22 a 26/08/11), João Bosco recebeu informações dos geneticistas Leonel Gonçalves e David Jong, considerados os maiores especialistas na área de melhoramento genético de abelhas do Brasil. "O curso foi excelente e vou aplicar algumas técnicas na multiplicação de abelhas sem doença", esclarece Pereira.

Nenhum comentário: