segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Extensão Rural-O Exemplo vem do CE



CE: MDA fortalece assistência técnica para ampliar oferta de políticas no meio rural

Foto: Ematerce/CE

CE: MDA fortalece assistência técnica para ampliar oferta de políticas no meio rural
Os serviços de assistência técnica e extensão rural foram reforçados no Ceará. Nesta quin-feira (1º), o Secretário de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SDT/MDA), Jerônimo Rodrigues, representou o ministro Afonso Florence, na entrega de 94 carros, 100 motos, 475 computadores e 206 estações de trabalho com cadeira para a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce). A ação integra o Pacto Federativo - O Compromisso Mais Nordeste Mais Amazônia Legal - firmado em 2009 pelo MDA com os governos estaduais para reduzir as desigualdades sociais no meio rural na região Nordeste e Amazônia Legal. O MDA investiu mais de R$ 4,5 milhões na compra dos equipamentos para o Ceará.
O fortalecimento da agricultura familiar é o foco do Pacto Federativo que prevê, entre outras ações, a ampliação da oferta de educação para jovens e adultos, registro de nascimento a recém nascidos e redução da taxa de mortalidade infantil. O objetivo é a ampliação do acesso às políticas públicas de desenvolvimento para agricultura familiar por meio da prestação de serviços qualificados de assistência técnica e extensão rural, nos Territórios da Cidadania desses estados.
“A parceira entre os governos Estadual e Federal tem sido de fundamental importância para a criação e execução de políticas públicas voltadas para os agricultores familiares”, disse o secretário Jerônimo Rodrigues, na entrega dos equipamentos realizada durante a abertura da IV Feira Cearense da Agricultura Familiar (FECEAF), realizada no Parque de Exposições Governador César Cals, em Fortaleza, com a presença do vice-governador do Ceará, Domingos Aguiar Filho, e do presidente da Ematerce, José Maria Pimenta Lima. O vice-governador destacou que os recursos e novos equipamentos vão contribuir para ampliar a abrangência da assistência técnica e extensão rural no Ceará e fortalecer a agricultura familiar.
Na ocasião, foram assinados convênios para instalação de 63 novas unidades da Ematerce e a ampliação de 39 escritórios nos 102 municípios que compõem os seis Territórios da Cidadania do Estado. Para isso, o projeto viabiliza, além da aquisição de máquinas, equipamentos e veículos, a contratação de 341 técnicos agropcuários  e a formação dos técnicos.
Nota do blog: O governo do RN precisa urgentemente fortalecer a nossa EMATER. Técnicos insuficientes, mal remunerados, em fim, não existe por parte dos servidores, ânimo para se prestar uma assistência digna ao homem do campo. Alô secretário Betinho Rosado.

Nenhum comentário: