domingo, 11 de setembro de 2011

Enxertia-Técnicas-Borbulhia

BORBULHIA
A enxertia por borbulhia é outro método muito eficaz de se propagar plantas , principalmente aquelas que não respondem bem pelo método de garfagem ou encostia.
Vamos exemplificar o método em um cítrico por se tratar de uma família grande de plantas, o que permite uma grande variedade de enxertos entre si.
Normalmente, se usa um cavalo rústico e resistente. No presente caso, usaremos um cavalo de limão bravo (limão china), variedade muito rústica.
.
a)      Primeiro escolha qual a variedade de cítrico que você quer enxertar. No presente caso, vamos escolher uma laranjeira de cipó, variedade difícil de conseguir, planta muito interessante para bonsai, pois os seus galhos tendem sempre a crescer voltados para baixo, o que facilita a sua educação como bonsai. Além disso possui uma frutificação exuberante. 
 b)      Escolha a gema de um galho nem muito novo e nem muito velho. Procure galhos mais redondinhos, pois a borbulha tende a ser bem melhor do que os angulosos.
c)      Escolhido o galho, faz-se o “decote”, que consiste em escolher uma gema podando a folha pelo pecíolo. 
d)      Aguarde um período no qual a gema vai “inchar para brotar. Normalmente isto ocorre em poucos dias. Não espere a gema eclodir a brotação.
e)   Retire a gema com um corte em paralelo, com mais ou menos 2 mm de profundidade.  Se você quiser pode tirar o lenho da gema, ou então colocá-la   da  maneira que você a cortou.  Evite deixar que a gema receba impurezas e  utilize no corte um estilete ou canivete bem afiado e limpo.
 f)      De posse do cavalo,  faz-se um corte em T  (tê) “ de cabeça para baixo” .
g) Com a ponta do canivete ou com uma chavinha de fenda bem pequena, abra a casca do corte em T invertido e insira a gema . Procure inserí-la de cabeça para cima até ficar bem firme. A gema deve ficar acima do pecíolo. 
 Obs: Se o galho do cavalo for  muito velho, a casca não se solta e você não consegue fazer a enxertia. Neste caso, pode o cavalo e deixe surgir um novo broto . Quando o broto  estiver bom você faz a enxertia.
h) Apare o excesso em baixo, alinhando com a cabeça do tê invertido. 
i) Amarre com fitilho plástico,  começando em baixo deixando o “olho” da borbulha de fora do fitilho e terminando  com a ponta do fitilho  dentro da volta. Procure fazer os amarrilhos com capricho e bem apertadinho.

 
j)      Seccione o cavalo logo acima do enxerto  e cubra a parte enxertada com um saquinho plástico umedecido. Isto é para evitar a desidratação da borbulha.
 ..
                 Agora é aguardar. No enxerto pego, o broto vai sair do olho da borbulha e aos poucos vai crescendo, se ramificando e assumindo a primazia no crescimento da muda. Retire todos os brotos que não forem da borbulha.  Após o início da brotação da borbulha, vá retirando pedacinhos do saquinho a cada dia para os brotinhos se aclimatarem. O enxerto não pego você logo vê pelo secamento da borbulha. Normalmente se enxertam cítricos e roseiras por este método. 
..
k)    Gema de pessegueiro no detalhe.
 

Nenhum comentário: