domingo, 11 de setembro de 2011

Enxertia-Técnicas

ENXERTIA

Geraldo Inocêncio
 bonsaimorrinhos@bol.com.br
.
A    ENXERTIA
(CLONAGEM )
.
A enxertia é um processo de reprodução de planta  eficaz e muito interessante. Para definir em uma palavra moderna e bem em voga, a enxertia na realidade nada mais é do que uma clonagem vegetal. As células que se reproduzirem a partir do enxerto trarão as características exatas da planta mãe de onde foi retirado o garfo ou a borbulha. Nota-se então que se você quiser reproduzir uma planta de ótima qualidade seja ela frutífera ou florífera, o caminho correto é a enxertia.  Existem plantas que só são reproduzidas por este processo.  A experiência mostra que as plantas enxertadas ficam de porte menor, mais atarracadas e produzem frutos melhores e em maior quantidade e o que é melhor, em muito menos tempo. Existem plantas que quando conduzidas como bonsai, dificilmente frutificam se não forem enxertadas. A acerola é um exemplo. Existem vários processos de enxertia, clique e estude cada um:
GARFAGEM
BORBULHIA
ENCOSTIA
Existem muitos outros métodos de enxertia, mas conhecendo estes três métodos citados, você poderá enxertar praticamente todo tipo de plantas que tiver interesse.  Numa chácara que vendí,  deixei quase um alqueire de quintal totalmente plantado. Algumas plantas muito curiosas, por exemplo: Uma mangueira que dava três qualidades de mangas. Cada galho dava uma qualidade. Isto se consegue facilmente com enxertia. Depois é só conduzir o crescimento da planta.
Espero que os textos desta matéria sirvam para clarear o entendimento da enxertia.  É uma coisa fascinante e vale a pena experimentar.
Nota: Você vai apanhar muito  até começar a fazer os seus enxertos pegarem. Não desista. É só praticar e logo você estará um expert no assunto.

Nenhum comentário: