domingo, 11 de setembro de 2011

Enxertia-Técnicas-Encostia

ENCOSTIA
.
 Quando as plantas não respondem bem ao enxerto por garfagem e à borbulhia, você pode tentar este método. Vamos exemplificar este método escolhendo dois hibiscus de cores diferentes, para conseguirmos uma planta que produza duas cores de flores. Pode-se fazer também com primaveras para obter uma planta com cores variadas de flores.
.
  a) Toma-se duas mudas de hibiscus, sendo uma vermelha e outra laranja. Procure escolher mudas com diâmetros compatíveis.

.
 b) Faça um corte lateral em paralelo em cada uma delas.
c)  Ajuste os cortes um com o outro e amarre com fitilho plástico.

.
d) Plante as duas mudinhas juntas num mesmo vaso.
e) Quando o amarrilho começar a enforcar o tronquinho das plantas, retire o amarrilho e faça um outro mais frouxo.  Quando o segundo amarrilho enforcar o tronco retire o fitilho e observe se os troncos já estão soldados.
f) Escolha a variedade mais forte das duas plantas e comece a cortar a outra abaixo da encostia. Vá fazendo os cortes aos poucos a cada dia, para fazer o desmame.
g) Após seccionado, retire do vaso o toco da muda cortada e impermeabilize a área  com pasta cicatrizante.
 ..
                 Agora é aguardar o crescimento. Como normalmente uma das plantas é mais vigorosa do que a outra, vá equilibrando o crescimento das duas com podas de correção.  Em breve você terá uma planta interessantíssima, que vai causar muita admiração. 

Nenhum comentário: