domingo, 11 de setembro de 2011

Enxertia-Técnicas-Garfagem

GARFAGEM
O princípio básico da enxertia por garfagem é fazer com que o câmbio do cavalo (planta que vai servir de base) e o câmbio do garfo fiquem em contacto (o câmbio é uma camada vegetal que fica abaixo da casca propriamente dita).  O segredo é conseguir um garfo de diametro igual ao do cavalo. Se você conseguir isto as chances de seu enxerto dar certo são bem maiores. Se o seu garfo tem diametro diferente do  cavalo, alinhe um dos lados e esqueça o outro. Neste caso suas chances já perdem 50%.
Escolhida a planta base lembre que só se enxertam plantas da mesma família botânica, por exemplo: os cítricus (laranjas etc.)
 
a)  O garfo (a parte que vai ser enxertada) deve ser escolhido com cuidado, nem muito novo e nem muito velho. Consistência média.
b) Após coletado o garfo. 
c)  Faz-se uma incisão em formado de cunha.
d)  Toma-se o cavalo
e)   Secciona-se  o cavalo como mostra a foto 6. Evite cortá-lo muito alto.      Obs:O diametro ideal para um enxerto de garfagem é o de uma caneta bic. Com a prática a gente consegue enxertar mudas bem fininhas, todavia as grossas  só serão possíveis de diverem o lenho mole para o corte. 
f)  Corta–se o cavalo como mostra a figura. Utilize ferramenta bem afiada e limpa de impurezas.
g)   Introduza o garfo no cavalo, como a foto ao lado.
h)  Após introduzido alinhe bem as laterais. A extremidade do corte fica um pouquinho para fora do topo do cavalo. Amarre com gominhas ou com fitilho plástico. Obs:  os fitilhos devem ser cortados de preferência de sacolas de melhor qualidade, pois o plástico deve ser fino e resistente. Uma boa maneira de se cortar o fitilho é abrir a sacola e grampeá-la em uma madeira, aí usá-se uma régua (de preferência metálica) e um estilete. A largura ideal do fitilho é de 0,8 cm.
i)   Impermeabilize a área enxertada com pasta cicatrizante.  (foto 9) Neste caso foi usado o mástique, uma pasta cicatrizante cuja fórmula está descrita no fórum na seção de matérias.
j)  Amarre um saquinho plástico molhado cobrindo a área enxertada. . Isto é para que o garfo não se desidrate. Basta molhar o saquinho.  Coloque o seu enxerto na sombra. Se você dispõe de estufa, não é necessário cobrir o enxerto com saquinho plástico.
 .
Agora é dar tempo ao tempo. Acompanhe o desenvolvimento do enxerto. Se começar a soltar brotos do garfo é sinal que o enxerto está pegando. O tempo de brotação varia de planta para planta. Mas o enxerto que não vai pegar logo o garfo começa a secar  e morre. Você pode aproveitar o cavalo para novos enxertos, é só deixá-lo brotar. Quanto os brotos começarem a surgir, retire o saquinho plástico, cortando-o aos poucos, um pedacinho por dia, para a planta aclimatizar com o ambiente. É comum surgirem brotos do cavalo. Estes devem ser retirados. Com o tempo, o cavalo não brota mais e o garfo ou clone assume a primazia no crescimento da planta. Quanto você perceber que o enxerto já está bem pego  (é só observar o amarrilho de goma ou fitilho) quando estiver “enforcando”  o cavalo. Obs: recomendo o amarrilho com fitilho, pois não necessita de impermeabilização do enxerto. Os círculos do fitilho devem is se sobrepondo aos poucos até cobrir toda a área enxertada. Comece abaixo do corte e termine acima da parte enxertada.  O acabamento do amarrilho é simples, basta passar a ponta do fitilho dentro da volta e puxar para apertar, daí corta-se o fitilho.
.
Enxertia de nectarina em pêssego de nossa região. Enxerto já crescendo.
 

Nenhum comentário: