quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Agricultura Familiar

SAF: Secretário destaca força do Cooperativismo para Agricultura Familiar
28/09/2011 04:36
Os desafios do ramo agropecuário são o tema do 3° Seminário da Frente Parlamentar de Cooperativismo, que aconteceu nesta quarta-feira (28) Senado em Brasília (DF), com a participação de representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), da Frente Parlamentar (Frencop) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), deputados, senadores, produtores e cooperativistas.
O secretário da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SDT/MDA), Laudemir Müller, representando o ministério no evento, destacou que o cooperativismo é instrumento fundamental para desenvolver o negócio da agricultura familiar. "Não podemos só produzir, temos que comercializar. Avançamos muito nesse sentido, mas temos que avançar muito mais na organização econômica da agricultura familiar. A melhor forma de fazer essa organização é pelo cooperativismo", frisou Laudemir.
O secretário chamou atenção para a importância econômica que o cooperativismo já tem atualmente para a produção da agricultura familiar, dando o exemplo do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel. Este ano, a expectativa é que o valor em aquisição de matéria prima de cooperativas da agricultura familiar por empresas produtoras de biodiesel ultrapasse os R$ 700 milhões.
Laudemir observou ainda que, para superar os desafios do agronegócio, incluindo a agricultura familiar, são necessárias medidas como levar crédito para a agricultura, melhorar a gestão e fazer uma política de promoção comercial, além de efetivar a comercialização. Para isso, o trabalho deve ser executado em várias frentes, no Legislativo e no Executivo.
A necessidade de mudar o modelo de gestão das cooperativas como uma das soluções para vencer os desafios do setor também foi citada pelos demais participantes do painel. Eles ainda apontaram a valorização das marcas e o estabelecimento de parcerias com o setor privado como estratégias para o fortalecimento das cooperativas brasileiras.
Atualmente, existem 6.652 cooperativas no Brasil que atuam em 13 ramos de atividades econômicas, com cerca de 9 milhões de associados em todas as regiões do país.

Nenhum comentário: