terça-feira, 27 de setembro de 2011

Estudo de risco climático orienta plantio de melancia e mamona

Lista dos municípios aptos para o cultivo foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira, 27 de setembro
Débora Bazeggio
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicou os estudos de zoneamento agrícola de risco climático para a melancia no Rio Grande do Sul e na Bahia; e para a mamona no Rio Grande do Norte, Pernambuco, Ceará, Paraíba, Sergipe e Alagoas. A lista dos municípios contemplados pelo estudo e os períodos mais adequados para o plantio foram publicados no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, 27 de setembro, e estão detalhados nas portarias de 366 a 373.
A produtividade da melancia vem apresentando, nos últimos anos, grande incremento devido, principalmente, aos cultivos com uso de irrigação. Os elementos climáticos de maior relevância para o cultivo da fruta são temperatura, umidade relativa do ar, ocorrência de chuvas e exposição à luz. Clima ameno a quente, dias longos e baixa umidade relativa do ar favorecem o desenvolvimento da cultura e a qualidade dos frutos.
O principal produto obtido com a cultura da é o óleo extraído de suas amêndoas. A planta apresenta tolerância à seca sendo uma boa alternativa de cultivo em diversas regiões do país. A faixa de temperatura para obtenção de produções economicamente viáveis situa-se entre 20ºC a 30ºC, com ótimo em torno de 30ºC. Temperaturas superiores a 40ºC provocam abortamento das flores e redução substancial do teor de óleo das sementes.

Nenhum comentário: