terça-feira, 6 de dezembro de 2022

 

Pesquisador Gherman Araújo recebe homenagem da Sociedade Nordestina de Produção Animal

O pesquisador Gherman Garcia Leal de Araújo, da Embrapa Semiárido, foi homenageado, no último dia 30 de novembro, durante a seção solene de abertura do XVI Congresso Nordestino de Produção Animal (CNPA 2022). Ele recebeu o Prêmio Acadêmico Sociedade Nordestina de Produção Animal, “por sua destacada contribuição, ao longo de sua vida profissional, às instituições científicas do Nordeste”.

Na solenidade, foi destacada a formação acadêmica do homenageado - que é zootecnista pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com mestrado e doutorado pela Universidade Ferderal de Viçosa (UFV) – e sua experiência profissional, como pesquisador da Empresa Estadual de Pesquisa da Paraíba (Emepa) e na Embrapa, e professor nas Universidades Federais da Bahia (UFB), do Vale do São Francisco (Univasf) e do Ceará (UFCE), em rede com a Federal da Paraíba (UFPB).

Sua atuação é voltada para temas como o Semiárido, água na produção de ruminantes, agricultura biossalina, nutrição e alimentação de ruminantes e forrageiras xerófitas e halófitas. Também foi mencionada a contribuição do pesquisador como presidente da Sociedade Nordestina de Produção Animal, no biênio 2005-2006, quando coordenou o terceiro CNPA, realizado em Petrolina-PE, propiciando a interiorização das ações da Sociedade. 

Gherman Araújo encontra-se atualmente afastado para tratamento de saúde. A premiação foi recebida pelo professor Edson Mauro Santos, da Universidade Federal da Paraíba, colega e amigo do homenageado. Ele agradeceu à Sociedade pela escolha do pesquisador, ressaltando especialmente seu lado humano e amigo.

Nenhum comentário: