terça-feira, 13 de dezembro de 2022

Um empate técnico elegeu três vinhos como os melhores do Brasil

0 Comments 🕔13.dez 2022

Numa empreitada plural que uniu três dos mais tradicionais grupos de mídia especializada em vinhos no Brasil – Baco, Prazeres da Mesa e Vinho & Cia -, o Best Wines BW 2022, apoiado por um júri altamente qualificado e independente, e seguindo critérios rigorosos de avaliação às cegas, disse ao mundo o que enche a Miolo Wine Group de orgulho: o Melhor Vinho do Brasil não é um, mas três que obtiveram empate técnico. A trinca de campeões com 93 pontos exibe a identidade de terroirs consagrados para o vinho brasileiro como o da Serra Gaúcha e da Campanha, interpretada e evidenciada pela ação do corpo técnico de agrônomos e enólogos, enaltecendo a constância da Miolo em engarrafar rótulos de excelência.

Os vinhos escolhidos foram o Miolo Sesmarias Safra 2020, Miolo Lote 43 Safra 2020 e Miolo Íride Safra 2012. Eles foram considerados os melhores vinhos do Brasil segundo o Best Wines BW 2022, que também premiou o Sur Lie Nature como o Melhor da América Latina. As características dos vinhos são destacadas. Um deles é o Miolo Sesmarias Safra 2020, elaborado com seis castas – Cabernet Sauvignon, Merlot, Petit Verdot, Tannat, Tempranillo e Touriga Nacional – de seis lotes cultivados em vinhedos próprios na Vinícola Seival, unidade da Miolo Wine Group em Candiota, na Campanha Meridional. Este vinho, que integra a Coleção dos Sete Lendários – The Seven Legendaries of Miolo Safra 2020, é o primeiro tinto brasileiro com dupla passagem em barricas de carvalho.

Da Serra Gaúcha, mais precisamente do Vale dos Vinhedos, o segundo rótulo campeão: É o clássico Miolo Lote 43 Safra 2020 – DOVV, que também é um dos ícones da Coleção dos Sete Lendários. O vinho que virou símbolo nacional nasce do vinhedo onde o imigrante Giuseppe Miolo plantou as primeiras mudas ainda em 1897.

E surpreendendo até mesmo os organizadores da avaliação, o Miolo Íride Safra 2012 – DOVV completa o trio por ter atingido a mesma nota que os tintos. O Sur Lie Nature é resultado do valor do tempo em forma de espumante, uma obra prima safrada que matura por 10 anos na cave da vinícola. Para quem não acredita que o vinho brasileiro é capaz de ter ótimos produtos de guarda, estes três rótulos provam que esta é uma realidade.

 

 

Nenhum comentário: