quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

 

Sistema de Produção de Palma-Forrageira para o Estado da Paraíba

Apresentação

Originária do México, a palma-forrageira foi introduzida no Brasil no final do século XVIII, mas somente no século XX começou a ser utilizada como planta forrageira. É uma cultura de grande expressão na região Nordeste, especialmente no Semiárido brasileiro, onde a área plantada é extensa.

A adaptação da palma-forrageira ao Semiárido foi bem-sucedida, tendo em vista as característica e exigências da cultura. Sua utilização na alimentação animal pode representar redução de custos, tendo em vista que o cultivo da palma é mais acessível quando se compara com outras forrageiras. Isso é importante, principalmente quando se considera o percentual de gastos da alimentação animal na cadeia produtiva.

Atualmente, são desenvolvidos muitos estudos com palma-forrageira; desde sua digestibilidade e características nutricionais até seu manejo e aspectos relacionados à resistência a doenças. Técnicas como cultivo adensado, consórcio de culturas, aproveitamento de águas cinzas para a suplementação hídrica, entre outros, são estudadas com o objetivo de aprimorar o sistema de cultivo da palma e, por consequência, fortalecer a produção animal no Brasil, em especial no Nordeste.

Nesta publicação é apresentado um sistema de produção de palma-forrageira para o estado da Paraíba. Foram reunidas e disponibilizadas, por exemplo, informações sobre a seleção de área para cultivo, principais cultivares, manejo de plantas daninhas, suplementação hídrica, solos, controle de pragas, plantio, consórcio e colheita. Enfim, informações que podem contribuir com o produtor para o correto manejo na cultura da palma-forrageira e, consequentemente, agregar valor ao sistema produtivo.

Maria Auxiliadora Coêlho de Lima

Chefe-Geral da Embrapa Semiárido

Nenhum comentário: