terça-feira, 15 de novembro de 2022

 

Tecnologia aeroagrícola brasileira contra mosquitos nos EUA

A paranaense Zanoni Equipamentos é a fornecedora de atomizadores para os aviões da Vector Disease Control International (VDCI), que fez aplicações em zona atingida pelo furacão Ian, na Florida      Na última semana, aplicações aéreas contra mosquitos abrangeram uma área de 67,2 mil hectares sobre cidades do Condado de Polk, no Estado norte-americano da Flórida. Os voos ocorreram ao cair da noite na quarta e na quinta-feira (dias 19 e 20), abrangendo, respectivamente, 32,8 mil e 34,4 mil hectares. A tarefa esteve a cargo de um avião da empresa Vector Disease Control International (VDCI), que utiliza atomizadores fabricados pela.

29 de outubro de 2022 às 00h29

A paranaense Zanoni Equipamentos é a fornecedora de atomizadores para os aviões da Vector Disease Control International (VDCI), que fez aplicações em zona atingida pelo furacão Ian, na Florida 

 

 

Na última semana, aplicações aéreas contra mosquitos abrangeram uma área de 67,2 mil hectares sobre cidades do Condado de Polk, no Estado norte-americano da Flórida. Os voos ocorreram ao cair da noite na quarta e na quinta-feira (dias 19 e 20), abrangendo, respectivamente, 32,8 mil e 34,4 mil hectares. A tarefa esteve a cargo de um avião da empresa Vector Disease Control International (VDCI), que utiliza atomizadores fabricados pela empresa paranaense Zanoni Equipamentos há mais  de 20 anos uma das principais fornecedoras de tecnologias embarcadas para a aviação agrícola brasileira.

A aeronave aplicou um inseticida aprovado pela Agência de Proteção Ambiental norte-americana (EPA, na sigla em inglês) e a tarefa foi coordenada pelo Polk County Mosquito Control – departamento do governo local encarregado das políticas contra vetores. Os condados da Florida tiveram que intensificar as ações contra mosquitos após a passagem do furacão Ian, no final de setembro. Isso porque o calor e os alagamentos gerados pelo fenômeno climático multiplicaram exponencialmente o surgimento dos insetos.

 

 

ESTRUTURA

Para se ter uma ideia, o condado de Polk possui um helicóptero para pulverização e equipamentos terrestres tipo fumacê para as aplicações que ocorrem todos os anos. Porém, após a passagem do Ian, as ligações reclamando de mosquitos passaram de 45 para mais de 700 chamadas. A VDCI é uma empresa com sede no Arkansas e que realiza aplicações aéreas contra mosquitos em 20 Estados norte-americanos, além de outros países.

Com 30 anos no ramo, ela também faz o Gerenciamento Integrado de Mosquitos (IMM, na sigla em inglês), com estratégias ambientalmente seguras – atuando para governos, parcerias público-privadas, associações de moradores, instalações industriais e até para o Exército norte-americano.

As aplicações no Estado são normais nos Estados Unidos, tanto para prevenivr casos de febre do Nilo Ocidentalencefalite de Saint Louis, dengue e outras doenças, quando para evitar o incômodo dos insetos aos moradores. No caso da Florida, a infestação de mosquitos chegou a tal ponto que a quantidade de insetos prejudicava inclusive o trabalho de reconstrução das estruturas e serviços atingidos pelo furacão.

Alíás, só na Flórida existem mais de 60 Distritos de Controle de Mosquitos – a maioria dentro da estrutura de governos locais e outros envolvendo também a iniciativa privada, através de parcerias. A maioria deles surgiu entre as décadas de 1920 e 1950, fazendo o controle da presença dos insetos (são mais de 46 espécies de mosquitos) e realizando aplicações de inseticidas e larvicidas

E, no caso da Zanoni, vale lembrar que, além de equipamentos para combate a mosquitos em áreas urbanas e pragas nas lavouras, a empresa brasileira também é fornecedora internacional de comportas para combate a incêndios. Equipamento utilizado em aviões especialmente na América Latina e no continente africano.

Nenhum comentário: