quinta-feira, 13 de junho de 2019

Participantes do Pecnordeste conhecerão inovações na produção de caprinos e ovinos

Adilson Nóbrega - Consórcio de milho e capim Massai é uma das alternativas em sistemas de integração lavoura-pecuária
Consórcio de milho e capim Massai é uma das alternativas em sistemas de integração lavoura-pecuária
Os participantes da 23ª edição do Seminário Nordestino de Pecuária (Pecnordeste) conhecerão inovações e avanços científicos sobre tecnologia de alimentos, reprodução e sistemas de produção para caprinos e ovinos. Nesta quinta-feira (13), a programação do painel sobre Caprinovinocultura terá apresentações de pesquisadores da Embrapa Caprinos e Ovinos para apresentação de soluções tecnológicas nessas áreas ao público do evento.
O painel começa às 14 horas, com apresentação do pesquisador Jeferson Fonseca, do Núcleo Sudeste da Embrapa Caprinos e Ovinos, com abordagem sobre os avanços nas técnicas de inseminação artificial em caprinos. Em destaque, indicadores sobre a viabilidade técnica e econômica da inseminação artificial na espécie, com impactos sobre a produtividade.
De acordo com Jeferson, entre os principais avanços proporcionados pelas pesquisas nos últimos 20 anos está a Técnica Embrapa de Inseminação Artificial Transcervical em Caprinos, prática que proporciona elevado grau de deposição de sêmen no útero das fêmeas, além de favorecer o bem-estar animal e o manejo para inseminação, quando comparada à técnica tradicional.
“Com a facilidade de execução desta técnica, temos índices de gestação que hoje são os melhores do mundo. Abordarei o trabalho de preparação para a inseminação, que permite melhor taxa de gestação em relação à qualidade do material genético dos animais testados”, destaca Jeferson, cujos trabalhos de pesquisa contam com suporte do Programa de Melhoramento Genético de Caprinos Leiteiros (Capragene®), que atua na região Sudeste.
Na sequência, às 15h20, o painel terá a presença do pesquisador Antônio Egito, do Núcleo Nordeste da Embrapa Caprinos e Ovinos, que apresentará resultados sobre as pesquisas desenvolvidas pela empresa para identificar e utilizar microrganismos benéficos à saúde humana nativos para a produção de queijos de leite de cabra e derivados. Em destaque, a experiência com o processamento de queijo caprino com uso de uma bactéria nacional, a Lactobacillus rhamonosus (EM 1107), pesquisa que envolve Embrapa Caprinos e Ovinos e Embrapa Agroindústria de Alimentos. 
O microrganismo, que já apresentou propriedades anti-inflamatórias em pesquisa anterior realizada pela Embrapa e Universidade Federal da Paraíba está agora em testes na Fazenda Carnaúba, em Taperoá (PB) e em uma usina de lácteos em Sumé (PB), este último em parceria com Universidade Federal de Campina Grande e a incubadora de negócios IACOC. O objetivo, segundo Egito, é produzir queijos 100% nacionais com fermentos láticos locais, que possam servir de insumos para agroindústrias, reduzindo a dependência da importação de insumos estrangeiros.
O painel desta quinta-feira contará ainda com o pesquisador Roberto Cláudio Pompeu, com abordagem sobre sistemas de integração lavoura pecuária (ILP) para caprinos e ovinos nas condições do semiárido, a partir das 16h40. Entre os destaques, resultados de experiências de plantio consorciado do capim Massai com milho, sorgo ou milheto. O consórcio do milho e Massai mostrou resultados que permitem ao produtor rural uma economia de custos de 31,35%, se ele optar por esta alternativa para produção de volumoso na propriedade rural em vez de adquirir no comércio.
“A experiência de integração mostra que é melhor produzir volumoso na propriedade para reduzir custos e dependência de aquisição de alimento. Também é vantajoso usar consórcios, pois após o período da colheita de milho, por exemplo, permanece uma pastagem que pode ser usada no período seco para alimentar animais, com suplementação de concentrado e de uma silagem produzida na propriedade”, destaca Roberto.
O painel prossegue nos dias 14 e 15 de junho, com participações de palestrantes de universidades, empresas do setor agropecuário, órgãos públicos e outras instituições. A entrada é gratuita para os participantes inscritos no Pecnordeste.

Painéis e eventos paralelos
Além do painel sobre Caprinovinocultura, a Embrapa também participará do painel sobre Aquicultura, com palestra da pesquisadora Alitiene Pereira, da Embrapa Meio-Norte às 14 horas, sobre as contribuições da empresa para a agenda de inovações da carcinicultura. Na programação de eventos paralelos, a Embrapa realizará, ainda, em parceria com a Rede ILPF, o Seminário Nordeste Inovações na Integração Lavoura - Pecuária – Floresta, que acontecerá nos dias 13 a 15 de junho. O evento tem como objetivo apresentar as inovações desenvolvidas pela Embrapa e parceiros para os sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) que possam ser replicadas no bioma Caatinga.
O Pecnordeste 2019 acontecerá de 13 a 15 de junho, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza (CE). O Seminário é promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado Ceará (FAEC), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Sebrae.
Embrapa Caprinos e Ovinos

Contatos para a imprensa

Telefone: (88) 3112.7413

Nenhum comentário: