quinta-feira, 6 de junho de 2019

Aberta Semana Estadual do Meio Ambiente



Com o tema “Eu Sou o Meio Ambiente” e subtema “Água é Vida. Cuide bem da sua”, o Governo do Rio Grande do Norte abriu a Semana Estadual do Meio Ambiente. A cerimônia foi realizada no Parque das Dunas, na tarde desta quarta-feira (05), com a presença da governadora Fátima Bezerra e equipe de secretários de Estado.
“O dia em que se celebra o meio ambiente é, sobretudo, um dia de reflexão para termos a consciência de que é preciso conservar, zelar, proteger, observando ainda os caminhos que devem ser adotados para defendermos esse patrimônio tão importante, essencial ao nosso país, à nação, à pátria e assim alcançarmos um desenvolvimento sustentável”, enfatizou Fátima.
Durante a solenidade ela destacou o trabalho que o Idema desenvolve, mesmo com quadro de servidores e colaboradores deficiente, apresentando um balanço de quase 1.020 licenças ambientais emitidas em 2019, de janeiro até o início deste mês, além da análise de 158 processos referentes ao passivo ambiental de 2016 e 2017. “Sustentabilidade e desenvolvimento econômico devem caminhar juntos”, enfatizou.

O diretor geral do Idema, Leonlene Aguiar, lançou o prêmio Pau Brasil, e o aplicativo Jornada no Bosque.  O prêmio visa conceder um troféu, feito a partir de poda da madeira Pau-brasil, a instituições ou pessoas ligadas ao Meio Ambiente que realizem práticas sustentáveis. “Com o prêmio buscaremos estreitar os laços com a sociedade, empresas e/ou empreendedores, em função da defesa do meio ambiente”, disse o diretor.

Já o aplicativo é um jogo com uso da realidade aumentada que propõe instruir crianças e adolescentes sobre atividades de educação ambiental. “O parque é uma grande unidade de conservação e as pessoas precisam perceber que este lugar é um museu vivo”, pontuou o idealizador e antropólogo do aplicativo, Maurício Panella. Ele explicou que a iniciativa, aprovada na lei de incentivo Djalma Maranhão, “insere o usuário numa jornada pela busca de elementos da flora e fauna local, revelando a biodiversidade do parque.”
Após a solenidade, as autoridades em um ato simbólico plantaram mudas de Peroba e Pau-brasil no Parque.
As ações da Semana do Meio Ambiente acontecem em todo o Rio Grande do Norte: nas escolas da Rede Pública, no Parque das Dunas, Cajueiro de Pirangi, em diversos municípios potiguares, nas Unidades de Conservação Estaduais, nas praias, praças e demais espaços públicos. Conta com vasta programação incluindo palestras, atividades lúdicas, plantio de mudas, exposições fotográficas, cursos sobre gestão e educação ambiental, oficinas de artes para surdos, trilhas, apresentações culturais, mutirão de limpeza em lagoas e praias, blitz educativa.
Também participaram da solenidade de abertura o deputado estadual, Francisco Medeiros; o reitor do IFRN, Wyllys Abel Farkatt Tabosa; os gestores da administração direta e indireta do Estado, entre eles: João Maria Lima (Semarh), Roberto Sérgio Linhares (Caern), Getúlio Marques (Educação), Guilherme Saldanha (SAPE) e Jaime Calado (Sedec); a promotora e coordenadora do CAOP Meio Ambiente, Mariana Barbalho e o Padre Antônio do Vale.



Assecom-RN

Nenhum comentário: