segunda-feira, 3 de junho de 2019


Agricultura Familiar

Mais de um terço dos baianos vive da agricultura familiar

Se o Brasil tivesse só a produção familiar ainda assim estaria no top 10 do agronegócio mundial, entre os maiores produtores de alimentos
     
Artesanato, mel, peixes, produtos feitos com frutas típicas como licuri e umbu, derivados do cacau. Esses são apenas alguns produtos que vem de 620 mil estabelecimentos da agricultura familiar na Bahia. Pela primeira vez 41 expositores puderam levar os produtos para o público visitante da 15ª Bahia Farm Show.

A atividade tem grande importância no Brasil. De acordo com o Ministério da Agricultura a atividade de agronegócio familiar brasileira é a 8º maior do mundo em produção de alimentos. Se o Brasil tivesse só a produção familiar ainda assim estaria no top 10 do agronegócio mundial, entre os maiores produtores de alimentos . O faturamento anual é de US$ 55,2 bilhões.

A agricultura familiar ainda produz 70% do feijão nacional, 34% do arroz, 87% da mandioca, 46% do milho, 38% do café e 21% do trigo. O setor também é responsável por 60% da produção de leite e por 59% do rebanho suíno, 50% das aves e 30% dos bovinos. 

Nenhum comentário: