segunda-feira, 24 de junho de 2019


Alimentação que ajuda o desempenho na produção intensiva de caprinos e ovinos                                   

SONY DSCÉ o uso das Dietas de Alto Concentrado (DAC) que entram como alternativas de nutrição animal que podem trazer benefícios para alguns objetivos na produção de caprinos e ovinos. Usadas principalmente em sistemas de produção intensiva, como o confinamento, essa estratégia pode colaborar com melhores resultados na produção de carne, leite e no alcance de indicadores zootécnicos, como ganho de peso. Mas há necessidade de orientação para que essa alternativa, usada de forma inadequada, não traga prejuízos, como doenças que podem até causar a morte de animais.
“A Dieta de Alto Concentrado pode trazer benefício, como permitir alto desempenho e ganho de peso rápido em categorias com ciclo de produção mais curto, como os cordeiros em confinamento para terminação, que é o período de engorda para posterior abate. Mas há um mito de que esse tipo de dieta pode ser uma ‘solução mágica’ para substituir a forragem, que é escassa em certas épocas do ano em regiões como o Semiárido”, alerta o médico-veterinário Marcos Cláudio Rogério, pesquisador de nutrição animal da Embrapa Caprinos e Ovinos (CE).
O pesquisador é um dos autores da publicação “Dietas de alto concentrado para ovinos de corte: Potencialidades e limitações”, que traz esclarecimentos sobre o uso dessa dieta para ovinos de corte. Segundo Rogério, o documento surgiu para atender a demandas e dúvidas de produtores e técnicos, como subsídio para que eles possam utilizar de forma adequada as dietas com altos níveis de alimento concentrado, aproveitando o potencial sem trazer riscos para os rebanhos.
Quando é respeitada uma proporção mínima de alimento volumoso (vindo de fontes como as plantas forrageiras, no pasto ou em formas de conservação como silagem e feno), utilizada para ciclos curtos de produção e observado um período de adaptação, as DACs podem trazer bons resultados para sistemas de produção de ovinos de corte ou caprinos leiteiros. Entre eles, melhor eficiência na produção de leite ou de carne ovina com melhor qualidade. Isso porque o alimento concentrado fornece energia e proteína necessárias para as exigências nutricionais de rebanhos de onde se esperam índices mais elevados de produtividade.

As vantagens das Dietas de Alto Concentrado podem ser definidas como:
1 – antecipação da época de abate e melhor acabamento da carcaça para animais de corte;
2 – melhorias de índices produtivos como produção de leite, ganho de peso, idade no primeiro parto;
3 – diminuição de área destinada ao plantio de pastagens propiciando maior área
para confinamento;
4 – redução do custo com a produção de volumosos;
5 – aumento da eficiência alimentar dos animais.
Os alimentos utilizados na produção dos concentrados são basicamente, o milho, farelo de soja, farelo de trigo, polpa cítrica, torta de algodão ou outras fontes alternativas de energia e proteína existentes na região de produção. Essas fontes também costumam ser a base das rações comerciais. No caso do volumoso são as plantas forrageiras em pasto (nativo ou cultivado), em área de capineira ou em forma de conservação (feno ou silagem).

Nenhum comentário: