quarta-feira, 20 de março de 2019

Últimos preparativos e lançamento da 85ª ExpoZebu

expozebu 4A Feira, uma das mais tradicionais do agronegócio brasileiro vai ser realizada entre os dias 27 de abril e 5 de maio, no Parque Fernando Costa, em Uberaba, Minas Gerais. Este ano o evento marca as comemorações dos 100 anos da ABCZ. Segundo Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, presidente da ABCZ, “Faltando ainda pouco mais de um mês para a abertura oficial da feira já podemos dizer, com toda segurança, que essa será a maior edição dos últimos anos. E essa garantia está em alguns números que demonstram, inclusive, a grande expectativa do público e dosetor. Teremos mais leilões, mais shows e até um evento que irá colocar nossa feira no livro dos recordes. O primeiro Centenário da ABCZ, claro, merece uma grande comemoração e é isso que iremos oferecer aos visitantes da feira”.
A previsão inicial é de que a feira movimento cerca de 200 milhões de reais em negócios. A expectativa é de que nesse período, mais de 280 mil pessoas passem pelo local, representando um crescimento de aproximadamente 20% em relação ao público da edição passada. Para atender a grande demanda, a ABCZ ampliou a área comercial do Parque Fernando Costa, que, inclusive, está praticamente 100% ocupada. Com mais de 150 expositores, mais uma vez a feira deve ser marcada por uma grande movimentação financeira. Entre os atrativos, está a possibilidade de adquirir caminhonetes e utilitários a preços de fábrica. Uma grande programação de entretenimento e cultura também está prevista, com cinco shows nacionais, várias opções gastronômicas e uma nova mostra no Museu do Zebu.
Para os organizadores, boa parte dessa expectativa positiva também tem a ver com o número de leilões e shoppings de animais programados, que ultrapassa a quantidade realizada no ano passado. Dessa vez serão 33 eventos comerciais ante 28 promovidos na temporada anterior. Ainda na lista de novidades nos julgamentos, está a participação de animais da raça Girolando. Na grande festa da pecuária nacional, destaque também para o potencial das raças zebuínas leiteiras. E, mais uma vez, ele será testado em dois formatos de competição. O primeiro deles, inclusive começa antes mesmo de o Parque Fernando Costa abrir os portões para a ExpoZebu 2019. Trata-se da ‘5º Concurso Leiteiro de Fazenda’ que, novamente, será realizado na Fazenda Experimental da ABCZ –Orestes Prata Tibery Jr. Nessa modalidade, o período total do concurso será de 20 dias, em que 15 dias serão para adaptação e os outros cinco para prova efetiva. Ao todo serão realizadas dez ordenhas oficiais, sendo que a primeira será efetuada no dia 8 de abril e a décima no dia 12 de abril.
Já no ConcursoLeiteiro tradicional, que acontece durante o período da feira, a promessa esse ano também é de uma competição ainda mais acirrada e com filtros mais rigorosos. A começar pela fiscalização, que se iniciará 48 horas antes da primeira ordenha oficial. Vale destacar ainda que os resultados serão apresentados da seguinte forma: 1- Produção total de leite e leite corrigido para sólidos totais; 2- Produção média de leite e leite corrigido para sólidos totais, obtida em 24 horas.
Outro grande destaque da ExpoZebu 2019 é o lançamento do registro de uma nova categoria. É que durante a feira a entidade fará os primeiros registros da raça Punganur. Os animais são conhecidos por possuírem pelagem, formato de cabeça e rusticidade muito parecidos com os de outras raças zebuínas já difundidas no Brasil, mas apresenta grande diferença no porte físico já que mesmo depois de adultos, normalmente, não passam de um metro de altura. O registro da raça, com o objetivo de preservação, foi aprovado pelo Conselho Deliberativo Técnico da ABCZ e autorizado oficialmente pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Nenhum comentário: