sábado, 30 de março de 2019

Tereza Cristina e Sebastião Barbosa abrem feira ExpoRingo, em Sergipe


Saulo Coelho -
A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, visitou ontem, 28 de março, acompanhada do presidente da Embrapa, Sebastião Barbosa, a ExpoRingo, feira do agronegócio do município de Lagarto, em Sergipe. Acompanhados do governador de Sergipe Belivaldo Chagas, chefes da Embrapa Tabuleiros Costeiros e autoridades estaduais e federais, a ministra e o presidente integraram o dispositivo de honra da abertura e conheceam o espaço de eventos Parque das Palmeiras, sede da ExpoRingo.
A comitiva visitou estandes comerciais e institucionais, entre os quais o de Embrapa Tabuleiros Costeiros, onde viram de perto soluções tecnológicas sustentáveis em genética animal e vegetal, automação para a agricultura e cultivares e variedades de cirros e mandioca e coco. É a segunda vez, desde que ela assumiu o cargo, que a comitiva ministerial percorre o Nordeste, com o objetivo de conhecer experiências locais de produção e identificar onde é preciso dar apoio a iniciativas da agricultura familiar e implantar a regularização fundiária para que produtores acessem o crédito rural.
primeira visita ao Nordeste foi focada nos estados do Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte e está agendada para breve outra viagem aos demais estados do Nordeste, Bahia, Pernambuco e Maranhão. "Uma de nossas prioridades na região é incentivar a formação de novas cooperativas, contribuir para ampliar as já existentes, e facilitar o acesso à irrigação", explicou Tereza Cristina, que procurou também tranquilizar os agricultores, principalmente os pequenos e médios produtores, afirmando que não faltarão recursos para o crédito rural no Plano Safra 2019/2020. "O plano está em discussão entre as equipes técnicas dos ministérios da Agricultura e da Economia e o governo do presidente Bolsonaro sabe que o agronegócio é prioritário na economia do país e vai destinar as verbas necessárias para uma grande safra", afirmou.
“Não faltarão recursos, principalmente para o pequeno e o médio produtores. Fiquem absolutamente tranquilos. Para o pequeno, a gente vai focar na assistência técnica, independentemente do que ele quiser produzir, de sisal a gado de corte, passando por soja, milho, cebola, tomate. O que for necessário produzir, nós precisaremos estar prontos para dar assistência técnica e apoio à comercialização, pois não adianta produzir e não ter a quem vender”, disse a ministra.
Em entrevista, a ministra explicou que Bolsonaro pediu que o Ministério da Agricultura cuide de maneira especial do Nordeste. Por isso, ela programou uma série de viagens para conhecer in loco os problemas da região, para depois poder levar as ações do ministério à região “com conhecimento de causa”. A ministra prometeu desenvolver a agricultura familiar na região, e para isso, já pediu um trabalho especial à Embrapa. Em Sergipe, várias cadeias produtivas do agronegócio estão sendo estudadas, como a do leite, caprinocultura e milho, com o objetivo de melhorar as condições de produção e comercialização dos produtos. Ela se disse “positivamente surpreendida” com a qualidade da ExpoRingo, que não perde para nenhuma feira da qual tenha participado em outras regiões do país.
ExpoRingo
Tereza Cristina e Sebastião Barbosa fizeram a abertura do I Fórum do Agronegócio e Políticas Públicas, na ExpoRingo. A feira é realizada pelo Haras Fábio José, que possui o maior banco genético da raça de cavalos quarto de milha do país. O município é o maior do interior do estado, com população estimada em 103 mil habitantes, o terceiro mais populoso de Sergipe, localizado a 75 km da capital. Situado na região agreste do estado, Lagarto tem reservas de argila, calcário, mármore, enxofre e pedras de revestimento. Mas as atividades econômicas que se destacam são o cultivo de tabaco e plantas cítricas, além da criação de rebanhos bovinos, equinos, ovinos e suínos, além da avicultura.
Na manhã de sexta-feira, a ministra reservou tempo para conhecer o Projeto Jacaré Curituba, considerado o maior assentamento da América Latina, com cerca de 5 mil moradores, localizado no Alto Sertão de Sergipe, entre os municípios de Canindé de São Francisco e Poço Redondo. O projeto conta com sistema de irrigação produz uma diversidade de culturas, como coentro, cebola, acerola, goiaba, banana e abacaxi.
Em seguida, visitou a Cooperativa de Agricultura Familiar do Projeto Coofrucal, fundada em 1999 por produtores atendidos pela irrigação pública fornecida pelo governo do estado. Depois de passar por um período de inatividade, há cerca de dois anos, as atividades foram retomadas, com a produção de bolos, pão de mel e o próprio mel.
Outra visita na região inclui a primeira experiência das Unidades de Recuperação de Áreas Degradadas (Urads), realizada em parceria dos governos federal, estadual e o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) em áreas de assentamentos. São desenvolvidas técnicas de combate à desertificação, de recuperação de nascentes e construção de barragens para evitar erosões.
Situado no extremo noroeste do estado de Sergipe, Canindé do São Francisco dista 213km da capital e serve de portal de entrada para passeios turísticos nos cânions do rio São Francisco. Além da receita do turismo, a economia local gira em torno da produção agrícola (milho, tomate, feijão e algodão), pecuária (bovinos, caprinos e ovinos) e avicultura.
Alagoas
Ainda na sexta-feira, Tereza Cristina, conhecerá, em Coruripe-AL, a Cooperativa Pindorama, considerada uma das maiores referências em agricultura familiar do país e que se destaca pela produção de alimentos, exploração pecuária bovina leiteira e de corte. Os associados exploram diversas culturas, com ênfase na produção de cana-de-açúcar e fruticultura.
A população de Coruripe de mais de 56 mil habitantes vive, principalmente, do cultivo da cana-de-açúcar, coleta de coco, e da pesca, tendo, ainda, outras formas de subsistência como a cultura de maracujá, mamão, abacaxi, feijão, o artesanato, o comércio e o turismo.
A ministra viaja acompanhada também secretário especial de Assuntos Fundiários do mapa, Nabhan Garcia, do assessor especial Francisco Basílio e a chefe da Assessoria Especial de Comunicação e Eventos, Mara Bergamaschi. Clique aqui para acessar mais fotos da visita.
Assessoria de Imprensa do MAPA

Nenhum comentário: