terça-feira, 26 de março de 2019

Aditivos tamponantes podem aumentar a eficiência produtiva dos animais

aditivosA otimização do manejo animal fez com que os índices produtivos melhorem em diferentes sistemas do Brasil e do mundo. A dica é do médico veterinário Rafael Toigo, analista técnico da Quimtia Brasil. Para ele com o passar dos anos, o aprimoramento tecnológico tem possibilitado uma maior rentabilidade aos produtores rurais.
Uma alternativa que contribui para essa melhoria é o uso de aditivos tamponantes, ou seja, substâncias que possuem o objetivo de modificar o metabolismo e beneficiar o desempenho dos animais para favorecer seu rendimento.
Segundo ele, a utilização de aditivos tamponantes proporciona benefícios como o aumento na concentração de gordura do leite, na produção de sólidos totais e na produção de leite em si, além da melhora na digestibilidade da matéria seca e do pH ruminal, diminuindo desordens metabólicas. “São mais utilizados na bovinocultura leiteira e em ambientes de confinamento onde a utilização de concentrados é maior”, comenta o especialista.
Toigo ressalta, ainda, que estes compostos, quando adicionados na nutrição de ruminantes, neutralizam outras substâncias como, por exemplo, o ácido lático, produzido na fermentação ruminal, em dietas com alta concentração de amido.
“Caso a acidez não seja prevenida, o desempenho animal estará comprometido, devido a diminuição da microbiota ruminal, redução da síntese de proteína microbiana e da digestão da fibra, além da indução de enfermidades ligadas a diminuição excessiva do pH ruminal”, alerta o médico veterinário.

Antes de realizar modificações no manejo nutricional de ruminantes, é necessário a compreensão de aspectos relacionados a sua digestão. “Toda a estratégia nutricional deve proporcionar uma melhora no aproveitamento dos nutrientes para evitar perdas e gerar um ambiente ruminal adequado, principalmente em situações onde o animal é desafiado”, finaliza.

Nenhum comentário: