segunda-feira, 25 de março de 2019

Dia Mundial da Água comemorado com eventos que se preocupam com a redução no consumo de água na agricultura

água - dia mundialO Dia Mundial da Água foi criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, por meio de uma resolução, em 21 de fevereiro de 1993, no intuito de fomentar ações e iniciativas de conscientização da a população sobre a importância da água, recurso essencial para a sobrevivência de todos os seres vivos. Na data, instituições de todo o mundo realizam palestras, ações e dinâmicas que levam conhecimento e provocam debate sobre a temática.
O Dia da Água é celebrado, hoje, dia 22 de março. O evento marca, em todas as partes do planeta, muita reflexão sobre a utilização racional deste recurso, especialmente pelo setor agrícola, que é um dos que mais o consome. Atualmente, o Brasil está entre os três maiores produtores de alimentos do mundo, contando com uma área de cultivo de mais de 63 milhões de hectares, o que corresponde a 7,6% do território. Quando falamos em áreas de cultivo irrigadas, temos aproximadamente 29,6 milhões de hectares. Vale ressaltar que a demanda mundial por alimentos deve aumentar significativamente nos próximos anos, uma vez que a Organização das Nações Unidas (ONU) apontou que a população chegará a 9,6 bilhões de habitantes até 2050.
Levando este cenário em consideração, as empresas têm apostado em soluções que possam contribuir com uma agricultura mais sustentável, como é o caso da MICROGEO®, companhia responsável por desenvolver o único Adubo Biológico do mercado que restabelece o microbioma do solo. Resultados da pesquisa revelaram um potencial de redução de até 30,2 milhões de litros no consumo de água ao longo do Ciclo de Vida do sistema produtivo da cana-de-açúcar, considerando uma usina com processamento anual de 4,5 milhões de toneladas
O impacto ambiental, de 40%, foi registrado na cana-de-açúcar produzida com o Adubo Biológico MICROGEO® comparada com a cana-de-açúcar sem ele. Um dos indicadores avaliados nesse estudo está o uso da água. Ao ser considerada uma usina de açúcar e álcool com processamento anual de 4,5 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, seria obtido um potencial de redução de até 30,2 milhões de litros no consumo de água ao longo do Ciclo de Vida do sistema produtivo da cana-de-açúcar.

Nenhum comentário: