sexta-feira, 22 de março de 2019


PECUÁRIA

Exportação de carne bovina continua em alta

“No primeiro bimestre de 2019 as exportações continuam em alta"
As exportações brasileiras de carne bovina registraram novo recorde em 2018, com crescimento de 11% em relação ao ano de 2017. Foi isso que informou o Rabobank, em uma análise publicada em seu relatório divulgado no mês de março, que indicou também que Hong Kong, China e Egito foram os principais destinos do produto. 

“No primeiro bimestre de 2019 as exportações continuam em alta, com crescimento de cerca de 7% em volume, comparado ao mesmo período de 2018.Entre os principais destinos, vale destacar que a Rússia voltou a importar carne bovina do Brasil. No entanto, comprou cerca de 4.200 toneladas (média mensal) durante o primeiro bimestre de 2019, enquanto a média mensal de 2017 foi acima de 12.000 toneladas. De toda forma, a Rússia voltou a ser uma importante opção que não estava disponível durante a maior parte de 2018”, diz o texto. 

E m relação ao mercado interno, o Rabobank afirma que o início do ano costuma ser um período de menor consumo, já que há concentração de alguns impostos e contas específicas a serem pagas pelas famílias. “No entanto, esperamos uma recuperação no consumo doméstico durante o ano devido às expectativas de melhora no cenário econômico local – o que deve levar o consumo local de proteína animal próximo aos níveis pré-crise”, completa. 

“O preço do boi gordo deverá permanecer relativamente estável durante o primeiro semestre de 2019. No entanto, devido à desaceleração esperada na oferta (em comparação a 2018) e o cenário mais positivo para a demanda, os preços deverão encontrar níveis mais altos durante o segundo semestre”, indica.  

Nenhum comentário: