quinta-feira, 7 de março de 2019

Atenção produtor rural: chegou a hora de reservar pastagem para enfrentar o período seco

SONY DSCO planejamento do produtor rural para garantir alimentação a um custo baixo para o rebanho na estação seca, começa agora. Uma das alternativas mais simples e baratas é o diferimento do uso de pastagem. Segundo a pesquisadora Patrícia Menezes Santos, recomenda-se vedar parte da área de pasto no terço final do verão para ser pastejada pelo gado durante o inverno.
O principal benefício do diferimento da pastagem é aumentar a capacidade de suporte na fazenda. No caso de falta alimento, os animais perdem peso e, por conta do super pastejo, o pasto entra em processo de degradação.
Em um sistema de produção, o número de bovinos deve ser ajustado de acordo com a disponibilidade de alimento. Muitos vendem o gado no início do inverno. Dessa forma, as taxas de lotação passam a ser muito baixas no período.
Uma das primeiras tecnologias para começar o processo de intensificação do sistema de produção é realizar a vedação de parte da área. Assim, acumula-se uma boa quantidade de capim para ser consumida na estação seca, aumentando a capacidade de suporte da fazenda no período seco. No entanto, a qualidade desse alimento é considerada baixa. Para resolver esse inconveniente, o produtor deverá fornecer suplementação aos animais para corrigir dietas desbalanceadas.
Uma dica da pesquisadora é vedar os pastos em duas etapas. A parte que for vedada primeiro deve ser utilizada antes. “Por exemplo, o produtor pode vedar parte do pasto em fevereiro para usar em junho e julho, e outra em março para ser usada em agosto e setembro”, explica Patrícia. Mas, ela alerta, que para fazer o escalonamento, é necessário que o produtor saiba gerenciar esse processo na fazenda, planejar e executar.
Outra preocupação do pecuarista deve ser em relação à espécie forrageira para a vedação. O capim precisa apresentar bom potencial de crescimento e manter o valor nutritivo no período de vedação. “As braquiárias são as mais indicadas. As forrageiras que florescem em maio e formam muitos talos não são recomendadas”, diz a pesquisadora.
Para quem está pensando em usar esta alternativa para ter comida para os animais no inverno, o primeiro passo é definir quanto de área é preciso vedar. Esse cálculo pode ser feito com base na projeção do número de animais que será mantido na área e nas características das pastagens (tamanho de cada pasto, tipo de capim, condição do pasto e se há possibilidade de utilizar adubação).

Nenhum comentário: